Aparelhos aeróbios: escolha o seu

aparelhos aerobicos

Quem freqüenta academia e visa dar ênfase à atividade aeróbia sempre questiona quais aparelhos devem ser utilizados para esta finalidade. Os principais aparelhos destinados a esses treinos são: esteira, bicicleta ergométrica, step, cross trainer e transport.

Mas na verdade, estes aparelhos não têm somente essa função, é perfeitamente possível fazer também treinamento anaeróbio, sendo que o tipo de treinamento dependerá da intensidade e condicionamento físico da pessoa.

Esteira elétrica

A esteira é o aparelho mais usado nas academias. As mais modernas medem a freqüência cardíaca e informam a velocidade e calorias gastas, entre outras funções.

Na esteira, você pode caminhar ou correr, dependendo da sua condição física e interesse. Para quem está iniciando, é aconselhável caminhar com baixa velocidade e sem inclinação, fazendo assim uma pequena adaptação antes de iniciar planos de corridas.

Bicicleta ergométrica

A bicicleta também é um equipamento muito procurado pelos alunos. O trabalho realizado na bicicleta é muito eficiente, além de ser um exercício de baixo impacto, indicado para gestantes, idosos, pessoas acima do peso e com problemas de coluna. Mas é necessário posicionar adequadamente o corpo, observando a altura do selim e do guidão. Mantenha a perna semi flexionada, não curve as costas e relaxe os braços e o pescoço.

O ritmo das pedaladas é marcado pelas rotações por minuto (rpm) e pela resistência ou carga oferecida.

Step e cross trainer ou transport

Estes aparelhos exigem grande preparação cardiorrespiratória, oferecendo dificuldades para iniciantes, principalmente no step, que é o aparelho que gasta mais calorias e que deve ser utilizado por pessoas que já possuem um nível médio de condicionamento ou sob a supervisão de um instrutor. Pessoas sedentárias devem iniciar o programa de atividades com esteiras e bicicletas, para depois passar para o step ou cross trainer.

Mesmo sendo considerados como aparelhos de baixo impacto, que não trazem grandes riscos às articulações. Sempre consulte um médico antes de iniciar o treinamento.

Não esqueça dos alongamentos antes e depois das atividades e, principalmente, de controlar a freqüência cardíaca que deve ser de 60% a 70% da freqüência cardíaca máxima para iniciantes e de 60% a 90% para aqueles que já possuem um bom nível de condicionamento.

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