Aparelhos abdominais: como comprá-los

abdominal

Você já deve ter visto alguém fazendo exercícios abdominais com aparelhos. Na verdade, eles estão em toda parte: academias, lojas de fitness e programas de televisão. Mas a pergunta é: eles realmente funcionam?

Muitas pessoas chegam a comprar aparelhos, mas por falta de conhecimento, disciplina e vontade, usam algumas vezes e acabam deixando-os de lado. Embora eles venham acompanhados de fotos e instruções, o ideal seria executar os exercícios com a orientação de um profissional de Educação Física.

Com o auxilio de um profissional, a maneira como você está fazendo os movimentos pode ser verificada e um programa progressivo pode ser montado, para que você consiga atingir seus objetivos obtendo os benefícios esperados e evitando lesões.

Existem vários modelos no mercado, mas para fazer uma boa compra, sugerimos que você peça a opinião de um profissional para que o aparelho seja adequado às suas necessidades.

Relacionamos abaixo alguns dos aparelhos mais utilizados por aí:

Com suporte para peso (anilhas):

Ab Queens;

Abdominal solo Ab 400;

Ab profissional.

Sem suporte para peso:

Reniar (Queens);

Kenkorp;

Ab Slimmer.

Power Shapper:

Apresenta uma prancha acolchoada que sustenta o tronco durante o movimento e um suporte para os pés, que permite trabalhar a parte inferior do abdome. É essencial um bom posicionamento no aparelho para não prejudicar, principalmente a região cervical.

Ab Rocker:

Cadeira similar aos aparelhos das academias. Não permite aumentar a sobrecarga.

Ab Slide:

Este aparelho é pequeno, tem uma roda e dois pegadores laterais. Não é indicado para iniciantes.

Sugestões

Ao comprar um aparelho, verifique se ele é muito pesado, dificultando a locomoção. Prefira os aparelhos com suporte para pesos para que você possa aumentar a carga do exercício, verifique se ele vem com fotos e instruções e se o colchonete é confortável;

Experimente o aparelho antes de comprá-lo;

Faça uma pesquisa de preços, eles podem variar de R$ 60,00 a R$ 200,00;

Faça alongamentos antes e depois dos abdominais;

Faça exercícios regularmente.

Treino para quem está iniciando

Parte superior:deitada, flexione as pernas e apóie a cabeça na almofada. Suba e desça o tronco sem encostá-lo no chão. Inspire na descida e solte o ar na subida. Faça três séries de 20 repetições.

Parte superior e inferior (grupado): faça o mesmo movimento do exercício anterior, com a flexão das pernas simultaneamente. Faça três séries de 15 repetições.

Oblíquos:mesmo movimento do exercício para a parte superior, com as pernas caídas na lateral. Faça duas séries de 15 repetições para cada lado.

Para que você obtenha bons resultados é necessário ter um plano alimentar balanceado e fazer exercícios aeróbios (caminhar, correr, nadar, etc...) pelo menos 3 vezes por semana.

Comente

Assuntos relacionados: atividade física exercícios abdominais