Alongue-se neste inverno

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Foto - Shutterstock

Durante o inverno, aumentam as queixas nos consultórios médicos. O clima frio agrava as dores nas articulações e a área de ortopedia recebe inúmeros pacientes que reclamam do aumento das dores. Exercícios físicos diários são importantes para a saúde, inclusive no inverno.

Músculos e articulações, que não são exercitados, perdem a flexibilidade e contribuem para os sintomas de muitos problemas de saúde causados pelo sedentarismo, que se agravam com o avanço da idade. É preciso movimentar-se para não perder a autonomia.

Os exercícios de alongamento são simples e podem ser realizados a qualquer momento. Ao se levantar, espreguice-se e no ambiente de trabalho ou escolar, estique pernas e braços, evitando ficar muito tempo em uma mesma posição.

A maneira correta de alongar é ficar em posição ereta, posicionando a coluna para que fique reta, alinhada com a cabeça (utilize o queixo como guia, ele deve ficar paralelo ao chão). Em seguida, movimento os braços, pernas e pescoço, esticando a musculatura e relaxando, prestando atenção ao trabalho de músculos e articulações.

No inverno, faça alongamento no mínimo, por 15 minutos e ao menos uma vez ao dia. Repita cada movimento três a quatro vezes. Faça o alongamento antes e depois da prática esportiva, com um duração de cerca de dez minutos.

Mão e pés precisam de estimulação extra. Devido à baixa temperatura externa, o organismo precisa aumentar a temperatura interna e enviar energia para os locais mais vitais. As extremidades do corpo, como pés e mãos, então com menor quantidade de energia, ficam gelados.


Por Vila Mulher

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