Alongar sempre

alongar sempre

Algumas pessoas ainda questionam a importância dos alongamentos antes e depois de uma atividade física. Mas os alongamentos no ser humano, são comportamentos instintivos como alongar braços e pernas para se espreguiçar ou bocejar.

Os alongamentos relaxam a mente e "regulam" o corpo. Por isso, devem fazer parte do nosso cotidiano, pois:

  • Reduzem de tensões musculares;
  • Relaxam;
  • Beneficiam a coordenação, pois os movimentos se tornam mais soltos e fáceis;
  • Aumentam o arco de maleabilidade;
  • Previnem lesões;
  • Facilitam atividades de desgaste como corrida, tênis, natação e ciclismo;
  • Desenvolvem a consciência corporal à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que esta sendo alongada;
  • Ativam a circulação;
  • Ajudam no aquecimento à medida que elevam a temperatura do corpo;
  • Ajudam a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.

Os alongamentos devem ser realizados toda vez que sentirmos vontade, seja, no trabalho, no carro ou assistindo televisão.

Antes de começar o dia e no final dele, alongue-se! Isso aliviará tensões acumuladas depois de ficar sentado ou em pé por muito tempo. Mas, respeite a sua estrutura muscular, flexibilidade e limites pessoais.

Os alongamentos devem ser feitos lentamente e sem tensionamento. Não se balance durante o alongamento, esse movimento enrijece os músculos que você está tentando relaxar.

Alongue-se

Para se alongar, assuma uma posição confortável e sustente-a relaxando o músculo. Permaneça nesta posição de 10 a 30 segundos. Não segure a respiração, mantenha-se respirando de forma lenta e controlada.

A flexibilidade e a maleabilidade da pele e a elasticidade muscular são poderosamente influenciadas por alguns fatores:

Endógenos (internos)

Idade: quanto mais cedo iniciar o treinamento, maiores serão as possibilidades de atingir grandes arcos de mobilidade. Quanto mais velho, menor a amplitude de movimento.

Sexo: em geral, as mulheres são mais flexíveis, pois seus tecidos são menos densos.

Individualidade biológica: portadores de patologias, como a síndrome de Down apresentam hipotonia e maior flexibilidade.

Exógenos (Externos)

Hora do dia: ao acordar apresentamos uma maior resistência aos movimentos de amplitude.

Temperatura: o frio reduz a elasticidade muscular.

A partir disso, tenha a certeza que se você fizer alongamentos da forma correta e regular, notará que todos os movimentos realizados se tornarão mais fáceis e seu corpo menos tenso.

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