Água de coco x isotônico: qual o melhor para corredores?

Água de coco x isotônicos qual o melhor para hidra

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Não são todos os corredores que escolhem isotônicos para repor a água perdida pelo organismo durante o treino. É bastante comum a quem possui o hábito de correr optar pela água de coco quando o assunto é se manter hidratado. Mas qual dos dois é mais indicado para atletas?

O coco tem sido a fruta queridinha dos esportistas e fãs da alimentação saudável nos últimos tempos. O alimento é base de outros produtos utilizados para ajudar no emagrecimento e a manter a dieta equilibrada, como o óleo de coco e até mesmo a farinha.

Com a água de coco os benefícios não são diferentes: além de não ter gordura, ela é ótima para repor os minerais perdidos durante o treino, como potássio e magnésio - essenciais para manter os atletas bem dispostos e sem dores musculares ou fraquezas.

Embora possua essas propriedades, se comparada com isotônicos, a água de coco perde em dois requisitos importantíssimos: "sódio" e "carboidratos". Corredores de maratonas, por exemplo, devem sempre ficar atentos à quantidade de sódio no organismo, afim de evitar a hiponatremia (que pode acarretar problemas neurológicos). Já os carboidratos são responsáveis pela reposição de energia gasta durante o treino.

Conclusão: se você for só para a academia treinar durante não mais que uma hora, a boa e velha água de coco é o suficiente para te manter hidratada. Agora, se você for para alguma maratona ou praticar esportes mais pesados, que demandam maior resistência, os isotônicos são a melhor opção.

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