Acqua running

Se você gosta de correr e também gosta de piscina, irá adorar o acqua running. Esta atividade é praticada por muitos atletas como, por exemplo, o time de basquetebol americano, Lakers, como forma de melhorar o nível de condicionamento físico, evitando lesões por excesso de treino.

O acqua running pode ser feito em piscinas de várias profundidades, até nas que não "dão pé". Neste caso, deverá ser utilizado um colete especial, que faz com que a pessoa flutue, permanecendo na posição vertical e executando a corrida.

Com água na cintura, você pode trabalhar velocidade e resistência, diminuindo o impacto em 40%, se comparado com corridas na rua.

Vantagens de correr dentro da água:

Ausência de impacto.

Melhora da resistência, velocidade, equilíbrio e principalmente da condição física como o condicionamento cardio respiratório.

Recuperação e prevenção de lesões.

Alternativa de corrida sem impacto.

Relaxamento muscular, depois da atividade.

Sugestão de treinos para iniciantes, que já correm pelo menos 20 minutos seguidos:

Segunda-Feira: corrida na rua (de 20 a 30 minutos).

Terça-Feira: Acqua Running, sendo: aquecimento, 1 minuto chutando para frente, 1 minuto chutando para trás, 1 minuto chutando para as laterais e 30 minutos de corrida contínua. (Freqüência de 70% a 75% da F.C. máxima)

Quarta-Feira: descanso.

Quinta-Feira: corrida na rua.

Sexta-Feira: acqua running, sendo: 50m de trote, 50m de chutes nos calcanhares, 50m de trote, 30 minutos correndo, 50m de Sprint, correndo muito rápido.

Sábado: corrida na rua.

Domingo: descanso.

Atenção! É muito importante conhecer a atividade e trabalhar de maneira correta, principalmente controlando a freqüência cardíaca. Procure um lugar especializado ou treine sob a supervisão de um profissional que possa ensinar o acqua running.

Comente