Academias trazem exercícios funcionais para o verão

exercícios funcionais

Foto: Hero Images/Hero Images/Corbis

A correria para perder os últimos quilinhos antes do verão cada vez aumenta mais. E as academias estão trazendo novos exercícios funcionais para que a mulherada elimine medidas de maneiras mais divertidas e eficientes.

Segundo Andressa Peters, personal trainer e professora de ginástica da Academia Fit Premium, os exercícios funcionais estão em alta no mercado. "Eles procuram trabalhar todas as valências físicas, divertem e desafiam seus praticantes, melhorando a performance e a forma física", conta ela.

Indicadas para todos os níveis de aptidão física e idade, os tais exercícios funcionais ajudam cada aluno a desenvolver equilíbrio, força, potência muscular, resistência física e coordenação motora. "Todas as partes do corpo são trabalhadas, principalmente a região do core (abdômen, lombar e quadril)", explica a personal.

Veja só as novas modalidades de exercícios físicos que 2014 vai trazer para você.

O Fitball é uma das novidades que você pode experimentar na Fit Premium. Ele é um Pilates funcional com bola suíça. A aula dura cerca de 45 minutos e trabalha coordenação, equilíbrio, fortalecimento e resistência muscular. "Utilizamos os princípios do pilates com mais dinâmica no Fitball", afirma Andressa.

Já o Fit Fight Training (FFT) é uma preparação física funcional para os praticantes de lutas e artes marciais. É indicado também para pessoas que procuram um treino diferenciado e eficaz.

Outra novidade que pode ser muito divertida na Fit Premium são as Fitas de Treinamento Suspenso. Elas são utilizadas para fortalecer e criar resistência muscular utilizando o peso do próprio corpo do praticante. "Isso torna um exercício como o agachamento ou a prancha muito mais desafiador e eficiente", conta a professora.

Powerbike

Quem também tem novidades é a academia Bodytech. A Powerbike simula um treino de rua, reproduzindo situações bem semelhantes. A modalidade é ótima para quem pratica ciclismo seja por prazer ou profissionalmente. E o aluno usa sua própria bicicleta. Basta prendê-la nos rolos fixos existentes no chão da sala de treino e suar a camisa!

Kettlebell

A Cia Athletica aposta no Cia Kettlebell. O Kettlebell é aquela bola de ferro com alça usada como contrapeso nas balanças das feiras livres na Rússia no século XVIII. Os alunos praticam movimentos pendulares com a bola de ferro - na academia é usada a Pro-Grade, que mantém o mesmo tamanho para os diferentes pesos - com o intuito de trabalhar glúteos, pernas e tronco. O treino também ajuda a perder peso e aumenta a resistência muscular. Em uma hora de aula, é possível perder até 240 calorias.


Independente da atividade que escolher, o mais importante e que vai garantir a perda efetiva de peso é o quanto você se diverte praticando o exercício. E Alessandra indica: "O aluno deve procurar a atividade mais prazerosa e pedir orientação ao seu professor para encontrar a aula certa para seus objetivos".

*Serviço: Academia Fit Premium (http://www.fitpremium.com.br/)

Academia BodytechCia Athletica

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente