Academia fechada? Veja como manter a forma no final de ano

manter a forma

Reúna uma roda de vôlei com os amigos - foto: © LUMI Images/Corbis

No período de festas as academias costumam fechar, assim como a maioria dos estabelecimentos. Mas para quem está num ritmo frequente de treino, como fazer para manter a forma? Ainda mais que a tentação das carnes assadas, bebidas alcoólicas e sobremesas engordativas como rabanada, panetone, sorvete, vão estar mais presentes do que nunca!

Quem quer evitar esse tipo de "presente" precisa caprichar nos treinos e na força de vontade, não é mesmo? Luciana Mankel, fisiologista da Curves Academia, afirma que manter a boa forma no fim do ano é possível sim, é só não deixar de reservar 30 minutinhos para a atividade física três vezes na semana. Afinal, é importante não esquecer que a saúde não tira férias junto com você.

"Mantenha o pique fazendo caminhadas pelo bairro, mesmo que sejam voltas no quarteirão. Substitua o elevador pela escada, vá ao supermercado a pé, brinque com as crianças num parque, aproveite o quintal para ensiná-las a pular corda, pular amarelinha. Resgatar o lado lúdico nessa época do ano ajuda, também, a queimar calorias", conta Luciana.

Algumas substituições inteligentes também podem salvar a sua pele nesta época. Trocar o arroz branco pelo integral, as saladas frescas pelo salpicão e frutas pela rabanada ajudam a reduzir as calorias. "Quem exagerou um pouco em um dia deve pensar em compensar no outro. Se atacou um chocotone, que tal no outro dia ficar apenas nas frutas? Troque o frisante por um suco de fruta ou mesmo por água e, claro, capriche nas atividades físicas", orienta Luciana.

manter a forma

Exercite-se na praia! foto: © Tomas Rodriguez/Corbis

Alguns parques municipais também oferecem aparelhos públicos para exercícios. Procure esses lugares ou então não deixe de pegar sua bike, patins ou mesmo skate e vá se exercitar. Quem mora ou está de folga no litoral então, não tem desculpa! Dá para praticar várias modalidades esportivas na areia, inclusive no mar ou mesmo no calçadão. Caminhada, corrida, alongamento, circuito, vôlei, futebol, etc.


Começo de ano, fins de semana e feriados ensolarados são ainda mais motivadores para você não ficar em casa. Não relaxe, movimente-se e comece o ano focada!

Por Jessica Moraes

Comente