7 dicas para uma caminhada saudável

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Foto - Shutterstock

O hábito de caminhar deve ser mantido em todas as estações do ano. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a caminhada continue a ser uma prática saudável, mesmo no inverno.

Nas baixas temperaturas, a respiração se altera na caminhada, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura interna do corpo - cerca de 36 graus centígrados. Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares, gripes e resfriados. Saiba quais as 7 dicas para uma caminhada saudável:

1. Faça, no mínimo, 15 minutos de alongamento;

2. Estimule mãos e pés para que fiquem aquecidos. Lembre-se! As extremidades precisam de estimulação extra;

3. Use o agasalho;

4. É aconselhável fazer caminhadas pela manhã:

5. Proteja a pele:

6. Nos centros urbanos evite horários de congestionamento, por causa da poluição:

7. Faça um alongamento como se estivesse se espreguiçando.

O exercício atua na musculatura e contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades. Para esquentar os pés e as pernas, fique em pé, deixe os pés paralelos e role a planta do pé, ficando apoiado nas pontas e depois nos calcanhares, repetidas vezes.

Para as mãos, coloque a palma para cima e massageie com o polegar a região do punho, alternando a direita e a esquerda.

De acordo com Dr. Fabio Ravaglia - cirurgião, ortopedista presidente do Instituto Ortopedia & Saúde , caminhas ajuda a aumentar a resistência, e portanto, a evitar gripes e resfriados.

Alongamento e caminhada são importantes aliados para combater as dores de inverno e são atividades físicas recomendadas para quase todas as pessoas, em qualquer faixa etária.


Por Vila Mulher

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