6 atividades que reduzem dores na coluna

Seis atividades que reduzem dores coluna

foto: reprodução Corbis

Dor na coluna: quem tem sabe o quanto é dolorosa e paralisante. Os tratamentos muitas vezes não são tão acessíveis e geralmente a recomendação dos médicos é padrão: fazer exercícios físicos. E não por menos, o sedentarismo é uma das causas mais frequentes para essas dores tão incômodas.

Mas na hora de escolher uma atividade, mesmo quem nunca praticou pode transformar o exercício em um hábito prazeroso. Por isso, veja seis exercícios que farão muito bem à sua coluna e escolha aquele que mais tem a ver com você. Lembrando que é importante uma avaliação física antes de iniciar qualquer atividade.

1. Musculação - A musculação é recomendada em casos em que a estabilidade articular está afetada, pois o fortalecimento muscular ajuda a restabelecer e resguardar a coluna, além de ajudar a realinhar a postura e a perda de peso, garante a quiropraxista Bia Pimentel.

2. Dança - A dança reduz os riscos de osteoporose. Além disso, também fortalece a musculatura e aumenta a flexibilidade e a consciência corporal. Ao prestarmos mais atenção aos movimentos do corpo, começamos a reconhecer os próprios limites, as articulações e, principalmente, a postura, buscando alinhá-la.

3. Natação - Segundo a quiropraxista, as atividades feitas na piscina são mais recomendadas para quem não pode sofrer altos impactos nas articulações, já que os movimentos são feitos na horizontal e a maior parte da força é empregada nos braços. Além do fortalecimento muscular e dos benefícios para a postura, ela alonga e alivia a pressão sobre a coluna, aumentando a amplitude do corpo.

4. Hidroginástica - Assim como a natação, a hidroginástica é recomendada para combater a má postura, dores lombares e cervicais, insônia e sedentarismo. Gestantes e atletas também são beneficiados pela atividade, pois ela previne as dores que essas condições geralmente trazem e aumenta a circulação sanguínea das pernas.


5. Caminhada - Não tem desculpa para não caminhar. É uma atividade que pode ser feita ao ar livre, sem custo. "Dar algumas voltas nos quarteirões próximos de casa ou andar no parque pode combater dores na coluna, nos joelhos e nas pernas e aumentar a força e a resistência, contanto que seja feita de forma correta, observando se a postura está alinhada", explica Bia.

6. Pilates - Por fim, o trabalho do pilates é focado em força, desenvolvimento e coordenação do corpo. Os movimentos eliminam as tensões e desequilíbrios da coluna cervical e os exercícios abdominais dão estabilidade e flexibilidade para a coluna.

Por Lívany Salles

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