5 exercícios para evitar lesões causadas pelo salto alto

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Você estava louca para usar aquele belo par de sapatos com salto agulha, mas na hora que o colocou, deu mau jeito e lesionou. É bastante comum lesionar pés e tornozelos por causa do uso do salto alto. Listamos 5 exercícios para fortalecer sua musculatura da panturrilha, e ainda te ajudar a andar no salto altocom mais firmeza, elegância e evitar lesões.

1 - Leg Press

É um dos exercícios mais completos para pernas, já que trabalha quadríceps, isquiotibiais, panturrilhas e glúteo. O ideal é fazer 4 séries de 3 repetições, pelo menos duas vezes por semana.

2 - Subir e descer

Simplesmente subir e descer, ficando na ponta dos pés, exercita os tornozelos, ideal para mulheres que são fãs do salto agulha. Faça 3 séries de 20 repetições.

3 - Alongar o tornozelo

O ato de alongar o tornozelo ativa a circulação e relaxa os tendões. Uma maneira simples de fazer isso é desenhar o alfabeto com a ponta do pé. Sente no chão com os joelhos dobrados e apoiados no solo e mãos rente ao corpo, também apoiadas. Eleve o pé e comece a desenhar o alfabeto com a ponta dos dedos. Repita com o outro pé.

4 - Massagem com bolinha

Os salto alto vicia e irrita a planta do pé. A melhor maneira de combater isso é com uma bela massagem, que pode ser substituída por uma bola de borracha. Role a bola com os pés no chão por 15 minutos, sempre que achar que o pé está cansado e dolorido por causa do uso do salto.

5 - Deslizamento

Para esse exercício, você precisa ter um rolo de espuma. Encaixe ele entre seu quadril e o chão. Deitada de lado, deslize o quadril até o tornozelo. Esse exercício melhora bastante a circulação sanguínea.


Por Helena Dias

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