5 exercícios para acelerar o metabolismo

Confira 5 exercícios que vão deixar seu metabolism

Precisando perder calorias? Hora de acelerar o metabolismo! O metabolismo é um processo automático do organismo, e a velocidade com que as calorias são gastas é determinada geneticamente, mas podemos interferir nesse sistema por meio da prática de exercícios físicos.

Segundo Ricardo Zanuto, nutricionista doutor em fisiologia, de acordo com a intensidade e duração, ainda é possível continuar queimando calorias por algumas horas após a atividade. "O exercício é fundamental para quem busca emagrecimento e diminuição da quantidade de gordura corporal", afirma.

Existem muitas opções para aumentar o gasto energético. Confira cinco tipos de exercícios, listados pelo doutor Zanuto, que vão deixam seu metabolismo a mil:

Lutas - está no primeiro lugar do pódio. Boxe, Muay Thai e MMA, por exemplo, promovem grande gasto de energia por movimentarem muitos músculos e pela alta intensidade. Em uma hora de aula chega-se a gastar cerca de 800 kcal.

Corrida - correr 30 minutos a 80% da frequência cardíaca máxima promove um gasto energético em torno de 600 kcal. Isso porque a corrida movimenta grandes grupos musculares. Além disso, quanto mais tempo durar a corrida, maior vai ser a liberação de hormônios, como glucagon, adrenalina e cortisol, que promoverão grandes gastos energéticos por até 2 horas depois.

Pedalar - promove aumento da secreção de hormônios, como glucagon e adrenalina, que atuam no organismo promovendo maior utilização da gordura como fonte de energia, sendo assim, uma boa escolha para a diminuição da gordura corporal. Pedalar por 30 minutos com a frequência cardíaca em 80% promove um gasto energético em torno de 500 kcal.

Musculação - a musculação é um ótimo exercício físico para aumento de massa muscular, isso por que estimula o aumento da produção de testosterona e diminuição do cortisol. Há maior liberação de testosterona, além de promover maior utilização da gordura corporal como fonte de energia. Também estimula o aumento da massa muscular. Treinos de intensidade moderada podem chegar a queimar cerca de 300 kcal.

Dança - a dança promove o movimento de um grande número de músculos, por isso, é uma ótima opção para quem quer, além de se divertir e relaxar do estresse do dia-a-dia, diminuir alguns centímetros. Uma hora de aula pode chegar a gastar em média 350 kcal.

É preciso ficar de olho também na alimentação. O consumo de carboidratos varia de acordo com o tempo total do exercício físico e com a intensidade. De maneira geral, no pós-treino, a alimentação correta pode potencializar a queima de calorias e é fundamental para a recuperação do corpo. "Aposte em alimentos proteicos com baixo teor de gordura, como peixes e carnes magras", conclui Zanuto.

Por Jessica Moraes

Comente

Quiz de Celebridades!

Quem é mais jovem?