5 exercícios do balé que ajudam a endurecer bumbum e coxas

exercícios do balé

Foto - Reprodução/youbeauty

O balé tonifica as pernas, o bumbum, dá flexibilidade e é um exercício aeróbico e tanto para quem quer perder a barriguinha e afinar a cintura!

Descubra como os movimentos da dança podem te ajudar a ficar com o corpo mais bonito:

exercícios do balé

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1 - Deitada de lado sobre o colchonete, estique a perna de apoio e flexione a perna que fica por cima. Você deve deixar a perna dobrada na frente da perna de base. Dobre os pés em meia ponta. O braço que fica em contato com o chão servirá de apoio para a cabeça. O braço que ficará livre vai por cima da cabeça.

Levante levemente para cima a perna de base e mantenha o braço de base esticado. O objetivo é tonificar a parte interna da perna e dar uma força na cintura.

Repetições: 4 sequências a cada 8 movimentos.

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2 - Na mesma posição do primeiro exercício, vire levemente a perna de base para o solo - máximo que puder. O objetivo é fazer com que o peito do pé fique em contato direto com o chão. O braço livre ficará em segunda posição do balé - ou seja, na altura das orelhas.

Enquanto o braço livre desce no sentido da cintura, a perna de base deverá fazer o movimento contrário, tentando levar a sola do pé para cima. Ao descer os braços, você deverá virar o pulso em 180º e deixar as mãos para o lado externo do corpo.

Repetições: 4 sequências a cada 8 movimentos.

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3 - Com as costas totalmente encostadas no colchonete, eleve as pernas bem esticadas em direção ao teto e as coloque em primeira posição (encostando os calcanhares lado a lado). Os pés ficam em ponta. Os braços ficarão esticados, fazendo um formato semi-oval, na altura do umbigo - este movimento é conhecido como quarta posição de braços.

Desça brevemente os braços em direção à cintura. Ao mesmo tempo, abra o espaço entre as duas pernas, em uma distância de menos de 90º. É um movimento de repetição, então, você deverá abrir e fechar as pernas, enquanto os braços elevam e descem levemente.

Repetições: 4 sequências a cada 8 movimentos.

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4 - Você conhece o plié? É um movimento muito utilizado no balé para dar impulsos para pulos, ou servir de base para movimento de braços. O quarto movimento é uma espécie de plié invertido - uma vez que o original se faz com os pés nos chão e este com os pés virados para o teto.

Na mesma posição do terceiro movimento, com as pernas bem esticadas, puxe os calcanhares com o objetivo de levá-los para a região da cintura. Você perceberá que os joelhos vão formar um semicírculo. Se atente para que os joelhos fiquem sempre "apontando" para o lado de fora, pois assim você evitará possíveis lesões. Estique e dobre as pernas e atente-se para os braços que deverão ficar na mesma posição até o fim da sequência.

Repetições: 4 sequências a cada 8 movimentos.

Esse exercício é conhecido como Rond de Jambe, importantíssimo no balé. Para as bailarinas, o passo é indicado para alongamento e ajuda a treinar a abertura das pernas - além de aquecer também os músculos. Você pode fazer apoiada em uma barra, pois o movimento requer muito equilíbrio.

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5 - De pé, deixe os pés em primeira posição e os braços em quarta posição. Dobre a perna de base, como se fosse fazer um plié. Ao mesmo tempo, leve a perna que fará o movimento para frente, para o lado e para trás, como um semicírculo, finalizando o movimento ao levar a perna novamente para a primeira posição.

Ao mesmo tempo, os braços acompanharão o movimento das pernas. Quando a perna estiver para frente, o braço do sentido oposto da perna em movimento sairá da quarta posição e ficará reto, na altura do ombro. Quando a perna estiver para trás, o braço do mesmo lado será levado para cima da cabeça, com o pulso virado para fora. Quando os pés voltarem em primeira posição, os braços voltarão à quarta posição.

Repetições: 4 sequências a cada 8 movimentos.


Por Caroline Sarmento

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