5 dicas de exercícios para a coluna no trabalho

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Você costuma sentir dores nas costas após um longo e exaustivo dia de trabalho? Saiba que esse problema é proveniente da má postura durante a realização das tarefas diárias, como no caso de profissionais que carregam muito peso ou de pessoas que passam horas em frente ao computador em posição inadequada.

Segundo o Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta especialista em coluna vertebral essas dores acontecem pela sobrecarga na região lombar pela permanência muito tempo em pé ou sentada de forma errada, o que pode gerar danos.

Para prevenir o aparecimento de dores nas costas e relaxar a tensão na lombar, conheça alguns exercícios e alongamentos indicados pelo médico que podem ser realizados em qualquer momento do dia:

Círculo com o ombro:

Sentada, coloque suas mãos sobre a mesa relaxe bem os braços, fique bem posturada na cadeira. Em seguida, realize movimentos de circulo com o ombro que ajudam a aliviar os pontos de tensão, responsáveis pela irradiação da dor para braços e coluna. Repita cinco círculos de cada lado.

Alongamento do pescoço 1:

Sentada, bem posturada, flexione a cabeça para frente e para baixo e mantenha por oito segundos (esse exercício não deve ser feito se a pessoa tem dores irradiadas para o braço) repita três vezes e volte para posição inicial, na sequência, vire olhando para a esquerda e para a direita fazendo uma pequena parada no final do movimento.

O objetivo é alongar os músculos do pescoço e melhorar a circulação sanguínea na região. Faça os movimentos cinco vezes de cada lado.

Alongamento do pescoço 2:

Sentada, com o troco bem posicionado. A mão direita puxe a cabeça para o lado direito, inclinando ao máximo. Procure manter o ombro esquerdo para baixo durante o alongamento. Esse alongamento não deve provocar dores irradiadas para o braço.

Alongamento lombar:

Deitada de costas com os joelhos dobrados, abrace os joelhos com os dois braços e traga as coxas para se juntar ao tronco, nesse momento mantenha por 8 segundo. Repetir três vezes.

Mobilização lombar:

Deitado de costas com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão, em seguida, junte as coxas e pernas e realize movimentos para direita e esquerda sem tirar os pés do chão. Procure deixar os ombros e tronco em contato com o colchão.


Por Vila Mulher

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