5 atividades físicas para mulheres acima de 40 anos

Nunca é tarde para começar a praticar exercícios e ter uma vida mais saudável!

Nunca é tarde para iniciar uma vida ativa. O VilamUloher te mostra 5 exercícios físicos para mulheres acima dos 40. Foto: iStock/ tetmc

Essenciais em qualquer fase da vida, os exercícios físicos se tornam grandes aliados das mulheres especialmente quando elas entram na casa dos "enta". Após os 40 anos, o corpo feminino se transforma, o  metabolismo torna-se mais lento, perdemos massa magra e cerca de 3% de toda a massa óssea também é  perdida ano a ano. Por isso, quanto mais envelhecemos, maior a necessidade de se praticar alguma atividade física frequentemente, de preferência, sempre com acompanhamento médico e também de um profissional de Educação Física. 


Algumas atividades físicas específicas para mulheres acima de 40 anos possibilitam a maior tonificação muscular. E cabe ao educador físico indicar qual a melhor forma de a mulher se exercitar, incluindo a carga horário de exercícios, de modo que o corpo nunca sofra uma sobrecarga de movimentos, que podem acabar gerando resultados negativos em vez de auxiliar no preparo físico da praticante. 

Atividade física é importante em todas as idades! Foto: Reprodução/jilltrains

É importante salientar que se deve sempre respeitar os limites do corpo. Quem está numa fase sedentária, pode se planejar para começar a movimentos o corpo de forma gradativa, sem grandes exageros, porém, com muita persistência. Escolhemos alguns tipos de exercícios físicos que, embora sejam de baixo impacto, contribuem muito para uma melhor qualidade de vida. Vem ver!

Caminhada

Estudos comprovam que uma simples caminhada diária de 30 minutos é responsável pela redução de doenças cardíacas, além de melhorar a circulação sanguínea e baixar os níveis de colesterol ruim. Além de ser um exercício que não exige grande condicionamento físico, a caminhada por se tornar uma atividade agradável se realizada em parques, praias ou pistas esportivas. Caminhar ajuda ajuda no combate à osteoporose e à formação dos vasinhos e varizes, justamente por melhorar a circulação, promovendo também a redução da indesejada celulite. 

Corrida

Para quem não quer passar horas na academia, em um ambiente fechado, e prefere a prática de exercícios ao ar livre, a corrido se torna uma boa opção. Este treino exige um pouco mais de condicionamento físico, mas ele pode ser praticado alternado a corrida mais intensa com pequenos trotes, o que fortalece os músculos e trabalha melhor a respiração.

Alongamento

Antes de começar a praticar exercícios físicos, aposte no alongamento como modo de aquecer os músculos e preparar-se para o exercício. Isso vai evitar lesões e câimbras, bem como prepara corpo e a mente para a série de atividades que vão exigir mais concentração e força.

Yoga

A yoga é recomendada para mulheres acima de 40 anos que desejem elevar a flexibilidade e a força física, a yoga. Este tipo de exercício ajuda no controle da ansiedade, promove grande bem-estar físico e emocional, e até reduz a pressão alta. Especialistas afirmam que a yoga é aplicado em casos em que é necessário melhorar a capacidade respiratória do indivíduo.

Musculação

Com músculos mais durinhos e tonificados, até a auto-estima melhora, certo? Apenas 40 minutos de musculação podem fazer milagres no seu corpo e em sua mente. Vale ressaltar que prática da musculação exige acompanhamento de um profissional que possa indicar os exercícios corretos, na sequência certo e na intensidade ideal para as mulheres.

Por Renata Branco

Comente

Assuntos relacionados: Renata Branco exercícios físicos 40 anos