4 modalidades de dança que queimam até 500 calorias por aula

Dance e emagreça

Foto: Daniel Koebe/Corbis

Barriguinha seca, pernas torneadas e bumbum empinado é o desejo de ’10 entre cada 10’ mulheres. Mesmo quem não é fã de academia almeja conquistar, nem que por um passe de mágica - a forma mais impossível de obter tal desejo -, um corpo perfeito. Mas, calma lá, já é possível emagrecer e queimar calorias de forma divertida. Como? Dançando!

Aliada ao bem estar, autoestima e da saúde, a dança é uma das atividades mais completas que existe. Isso porque ela desafia a coordenação motora, aumenta a frequência cardíaca, estimula a circulação do sangue e o equilíbrio, ajuda a diminuir o estresse, desenvolve o raciocínio, melhora a capacidade respiratório e, de quebra, ainda elimina cerca de 500 calorias por aula.

Segundo o diretor técnico da Bio Ritmo Academia, Saturno de Souza, não há como negar que alguns ritmos e passos são mais exigentes que outros, mas a falta de ginga não deve servir de desculpa para ninguém. "Qualquer pessoa pode fazer uma aula de dança, seja qual for a modalidade, basta não ter medo de errar", afirma.

Nas aula os passos podem e devem ser adaptados de acordo com as limitações de cada pessoa, mas o mais importante é se divertir. A ideia é que a dança seja um complemento para compor uma rotina regular de atividade física. "Fazer aulas de três a cinco vezes por semana, durante uma hora, melhora o condicionamento físico da mesma forma que fazer academia", garante Saturno.

Quer saber quais as aulas de dança mais queimam calorias? Conheça algumas modalidades e escolha a que mais combina com seu estilo de vida.

Sh’bam - É um programa que mescla vários ritmos: funk, street, dance, techno, hip-hop e jazz. São passos simples que não requerem nenhuma experiência anterior em dança, ou seja, ideal para quem deseja aliar exercício físico e divertimento, sem contar que a modalidade proporciona melhora do condicionamento físico e gasto calórico médio de 300 calorias por hora.

Street - É uma aula composta de exercícios para todos os agrupamentos musculares que pode queimar até 500 calorias por aula. Em uma hora de aula você fortalece e definir os músculos, o que melhora a sua resistência localizada.

Dança de salão - A aula que ensina técnicas da milenar dança praticada principalmente no oriente médio gasta 300 calorias, tonifica os músculos, desenvolvendo o ritmo e consciência corporal.

Zumba - A ginástica dançante e de fácil aprendizagem é a atividade física ideal para quem quer variar os exercícios de musculação e deixar de reduzir medidas. A aula que queima até 450 calorias por aula é bastante dinâmica e divertida. Para quem ainda não escutou falar sobre a modalidade, durante a zumba a música muda de 4 em 4 minutos, o que faz com que as pessoas não sintam o tempo passer ou fiquem enfadadas enquanto fazem a aula.

Por Paula Perdiz

Comente