Yin Yang

Yin Yang

Equilíbrio, uma palavrinha que os chineses conhecem bem. Foram eles que desenvolveram o princípio yin (feminino) e yang (masculino), inspirado na sábia natureza. Ela sabe perfeitamente que uma metade precisa ser completada pela outra. Basta observá-la. Há sempre contrastes: dia e noite, claro e escuro, frio e calor, movimento e inércia.

Isso serve de aprendizado e se aplica as nossas ações ao longo da vida. Encontramos pessoas extrovertidas ou mais retraídas que vivem na mesma família. Às vezes estamos mais yin ou yang, conforme a nossa personalidade e estilo de vida. Fatores emocionais, atividade física e alimentação interferem no nosso equilíbrio.

O símbolo chave dessa filosofia, que veio do taoísmo, é um circulo dividido em duas metades iguais. A parte preta é yin e a outra branca, yang. Cada um dos elementos contém o germe do outro, na forma do ponto claro ou do ponto escuro.

Yin é representado pela escuridão, o frio e a umidade. Yang é o princípio ativo na natureza, representado pela luz, pelo calor e pelo ar seco. Os dois se combinam e formam todas as coisas. Para os chineses, o yin-yang significa que o tempo e espaço são um só.

Por Juliana Lopes

Comente

Assuntos relacionados: equilíbrio astral yin yang taoísmo chineses