Vida prática - aprenda a tirar manchas das roupas

manchas e roupas

Levar horas para escolher uma roupa e só depois perceber que ela está manchada tira qualquer mulher do sério. Por isso, fizemos uma lista de como você deve agir para não enfrentar esse tipo de problema no dia-a-dia e manter suas peças sempre bonitas. De acordo com Gisela Trindade, gerente de lavanderia, em São Paulo, o segredo infalível para a maioria das manchas é combinar: água, sol e sabão. Porém, em casos específicos há algumas dicas:

Batom:O ideal é um produto à base de benzina, chamado Percloro. Se não tiver, use água morna com sabonete neutro. Deixe de molho por várias horas.

Gordura: Na hora do "acidente", enxugue a roupa com papel rapidamente. Utilize água quente com detergente ou sabonete natural. Em último caso, use talco comum sobre a gordura e deixe agir por algum tempo, até que ele absorva a mancha. Lave em seguida.

Vinho: A dica serve para qualquer bebida que tenha cor: água morna. Ao lavar a peça, use sabão sem água sanitária e deixe ao sol. Na dúvida, aqueça um pouco de água para evitar que a mancha seque no tecido. Em último caso, dilua uma quantidade de vinagre branco para três de água morna e limpe a parte manchada.

Café: Assim que cair o café na roupa, use gelo. Isso reduz a mancha em até 70%. Depois, lave a peça com água morna e produtos de pré-lavagem ou "tira- manchas". Evite o uso de água sanitária.

Sangue: Precisa ser limpo imediatamente para não secar. Use água fria corrente. Jamais utilize água quente, pois a temperatura elevada pode ativar as hemácias do sangue, tornando sua retirada mais difícil. Sangue seco é quase impossível de sair, o que lhe fará usar água oxigenada, água sanitária ou produtos que possam danificar o tecido.


Fonte: MBPress

Comente