Vida longa à lavadora de roupas

Lavadora de roupas

Foto: pasmal/amanaimages/Corbis

Com certeza a máquina de lavar roupas está entre os utensílios mais usados em uma casa. E para que ela tenha vida útil longa - porque lavar roupa na mão ficou no passado - é importante manter alguns cuidados.

Para começar, respeite a carga que ela suporta. A lavadora de roupas precisa de espaço entre o tambor e as roupas na hora da movimentação e lavagem correta. Por isso separe bem as peças dentro da máquina e fique de olho para não exagerar na quantidade!

A cada semana, ou de vez em quando, é bom limpar a região interna e tirar aqueles resíduos que naturalmente soltam da roupa, como fiapos e pelinhos.

Aproveite um tempinho e limpe, apenas com água, o dispenser da máquina de lavar tirando o excesso de sabão em pó e amaciante. Isso evita entupimentos que não deixem as roupas bem lavadas.

Outra dica que em geral vem nos manuais de procedimentos é higienizar o compartimento interno. A sugestão é usar um litro de água sanitária e programar a máquina para rodar com alto nível de água. Isso removerá os resíduos de amaciante e sabão que ficam impregnados no interior da máquina.

Dá ainda para evitar mau cheiro. Uma vez por mês, realize um ciclo com alvejante e água quente para que sua lavadora fique limpa e sem odores. E não se esqueça de retirar sempre a roupa ao término do ciclo, senão, devido à umidade, as roupas começarão a ficar com odor.

Por último, cheque sempre o nivelamento da máquina. Porque caso esteja fora de nível ela não funcionará corretamente e terá um risco de quebrar. Quando a lavadora dá pequenos saltos durante a lavagem, é sinal que fora de nível. A melhor maneira de resolver o problema é ajustar os pés da lavadora para a deixar nivelada.


Por Natália Farah

Comente

Assuntos relacionados: bem estar lavar roupa lavadora de roupa