Verão aumenta incidência de mofo

Verão aumenta incidência de mofo em residências

A chegada da estação mais quente e úmida do ano aumenta o surgimento de mofo em ambientes externos e internos. Existem vários cuidados que podem ser tomados para evitar a proliferação destes microoganismos. Quando o mofo já comprometeu a pintura da casa, a alternativa é a utilização de tintas com tecnologia antimicrobiana.

O mofo, também conhecido como bolor, é um tipo de fungo que se reproduz em ambientes úmidos, com pouca ventilação e baixa incidência solar. Manchas escuras em paredes de cozinhas, banheiros e quartos podem ser sinais desse tipo de microorganismo que, além de produzir odor desagradável e danificar a aparência de superfícies, pode causar reações alérgicas e complicações respiratórias.

"Paredes mofadas aumentam a sensibilidade de pessoas alérgicas e geram mau cheiro. Pisos e telhados contaminados com algas, além de comprometerem a estética da superfície, podem causar acidentes por ficarem escorregadios", afirma Milena Carvalheira, gerente de Marketing de Dow, empresa que produz tintas de revestimento com tecnologia de controle anti mofo.

Para evitar a proliferação de mofo no ambiente da casa ou apartamento e garantir o bem-estar da família é preciso tomar alguns cuidados:

- Em paredes já infectadas, limpe as manchas de mofo com água misturada com água sanitária.

- Abra as janelas para arejar os ambientes e favorecer a entrada de luz solar.

- Use isopor na parte de trás dos armários, principalmente se estiverem encostados em paredes de banheiros, que possuem encanamentos ou que não recebam luz solar na parte externa. Outra possibilidade é afastar os móveis a cinco centímetros da parede para facilitar a circulação de ar.

- Conserte infiltrações e troque telhas quebradas.

- O Aspergillus, o fungo do mofo, também se prolifera na matéria em decomposição como grama cortada, cercas de madeira, terra de plantas domésticas, folhas caídas e fezes de animais. Mantenha os arredores de seus ambientes livres desse tipo de material.

- Fazer a manutenção preventiva de umidificadores, vaporizadores e aparelhos de ar-condicionado, inclusive do seu automóvel.


Por Jessica Moraes

Comente