Vai tirar férias? Não se esqueça de levar um bom livro!

Ler é uma delícia! Veja aqui alguns motivos para levar um bom livro para suas viagens

Foto - Istock

Ok, fim do semestre chegando, férias à vista, merecido descanso que, se à beira mar não será possível já que estaremos em pleno inverno, bem poderá ser em frente à lareira. Junte-se ao clima um bom fondue, uma taça de vinho, namorado a tira-colo ou aquela animada turma de amigas. E, claro, não se esqueça de levar um bom livro! Aliás, vamos combinar: quantos deles você leu na primeira metade deste ano?


Não vá me dizer que não teve tempo, até porque sabemos que tempo significa interesse. A vida é isto, querida! Os seres superocupados que não se interessam por determinados assuntos dizem que não têm tempo. Já os interessados, além de trabalhar bastante, sempre arranjam um espaço na agenda para fazer ginástica, ir ao cinema, ligar para os amigos e... ler um livro!

Simplesmente porque ler é uma delícia! Faz você compreender melhor o mundo e a transforma em uma pessoa bem mais interessante, informada, capaz de refletir sobre acontecimentos políticos, sociais. Apaixonante, a leitura te leva viajar sem sair do lugar. Também a ajuda se comunicar melhor, a escrever sem cometer erros ortográficos, a perceber a riqueza do seu idioma. E com tudo isso, acredite, suas chances de evoluir aumentam significativamente. Porque você certamente se sairá bem melhor naquela tão sonhada entrevista de emprego, será capaz de apresentar excelentes argumentos na redação do Enem, saberá apresentar ideias coerentes na reunião de trabalho - bom, pode ser que fique um pouco mais seletiva na hora de escolher seu namorado...  (afinal, imagine receber um recadinho do tipo ""concerteza você é o amor da minha vida". Oi???)

Além do mais, é tudo uma questão de hábito. Por isso, digo sempre que devemos ter com os livros a mesma relação de grude que mantemos com nossos telefones celulares, sem os quais enlouquecemos! As publicações eletrônicas ou de papel são fáceis de transportar e podemos sempre dar uma espiadinha em momentos livres. Quando perceber, você já estará completamente viciada em boas histórias e grandes autores, tanto quanto no Facebook! E já que começamos nosso papo falando sobre as férias, você jamais esqueceria de levar seu celular, não é mesmo?

É, eu acabei me tornando uma dessas maníacas por livros (e celulares também!). A-do-ro poesia moderna, língua portuguesa (sou daquelas chatas que não conseguem ler um bilhetinho até o fim se houver uma frase com vírgula separando o sujeito do predicado) música, cinema, gastronomia...  E sou fã incondicional do Carlos Drummond de Andrade. Por isso, não dá para terminar nosso primeiro encontro sem ele:

"Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo".

Adriana Cocco é jornalista e professora, adora bater papo e escrever sobre a comunicação entre as pessoas. É daquele tipo a quem você acaba de ser apresentada, mas parece que já conhece há anos! E espera sempre sua participação nesta coluna por meio do adrianacocco@hotmail.com !

Comente

Assuntos relacionados: leitura viagens Adriana Cocco