Vai mudar? Não esqueça do chá de casa nova

Vai mudar Não esqueça do chá de casa nova

Todo mundo já deve ter visto ou participado de um chá de panela ou de cozinha, aquele que é feito antes de um casamento. Mas, você já ouviu falar em chá de casa nova? Ele é feito para comemorar a mudança de lar, sem ter necessariamente o casório como motivo. Serve, claro, para o casal que decidiu juntar as panelas, mas é mais usual para quem decidiu sair de casa ou está mudando de cidade para estudar.

"A intenção é apresentar o novo lar para as pessoas queridas", explica a empresária Neire Maranah, da NDR Eventos, em São Paulo. Ela conta que esse tipo de evento normalmente é organizado por alguém da família ou por um amigo mais chegado.

Diferente de um "Open House", que é mais intimista e com um número reduzido de pessoas, o chá de casa nova permite que você convide quantas pessoas quiser, desde que seu novo lar tenha capacidade para acomodá-las bem. Só é preciso tomar alguns cuidados. "Se seus amigos forem bem liberais e a família mais conservadora, é importante dosar as atividades durante o evento. Outra opção é fazer dois chás, um para os amigos e outro para familiares", diz Neire.

Os convites podem ser bem criativos, já que não se trata de um evento formal. Quem organizar a festa escolhe se fica melhor indicar um presente no próprio convite ou fazer uma lista. "Em geral, a anfitriã pede itens simples que ajudarão a compor a casa, como cestinha de pão, pano de prato e fôrma para bolo. A lista pode ser espalhada em várias lojas, facilitando a vida dos convidados", ensina Neire.

Como toda reunião de conhecidos, esse tipo de chá não dispensa as guloseimas: sirva sucos, lanches, tortas, mini tortinhas, salgadinhos... tudo vai depender do seu gosto e de seus convidados. Lembre-se de variar o cardápio, assim você terá mais chances de agradar ao paladar de todos.

A empresária sugere brincadeiras que promovam a integração dos convidados durante o evento. Não precisam ser aquelas mais tradicionais de chás de cozinha. "A anfitriã pode, de repente, colocar uma música tema de um filme e perguntar que o nome da canção ou do filme, por exemplo. Assim, quem está na casa começa a interagir, a responder, conversar e se conhecer".


Com essas dicas, seu chá de casa nova tem tudo para dar certo! Comemore essa etapa da sua vida e divirta-se. Confira alguns produtos para sugestão de lista:

- Abridores (lata e garrafa)

- Açucareiro

- Bacias de vários tamanhos

- Balde

- Batedor de ovos

- Cabides

- Cestos (para pães e roupas)

- Colheres de pau

- Escorredores (louça e macarrão)

- Espremedores (alho, batatas, frutas)

- Forma para bolo

- Jarra para água

- Leiteira

- Lixeiras (banheiro e cozinha)

- Mantegueira

- Pá de lixo

- Potinhos de todos os tamanhos

- Ralador

- Rodos

- Tábua para carne e frios

- Vassouras

Por Priscilla Nery (MBPress)

Comente