Tudo para você organizar uma festa em casa

festaemcasa

Foto: Elke Van De Velde/Corbis

Para matar a saudade dos amigos, nada melhor do que fazer uma festa em casa informal para reuni-los, não é? Se você tem essa vontade, mas nunca a coloca em prática por não saber por onde começar, fique tranquila. A organizadora de eventos Márcia Campos dá as dicas de como planejar uma pequena festa em casa sem muito trabalho.

Mesmo sendo algo bem informal prepare tudo antecipadamente, de forma que você mesma recepcione os amigos e, claro, participe ativamente da recepção. Nada de ficar correndo para lá e para cá durante a festa para arrumar uma coisinha ou outra!

Antes de tudo você precisa definir o número de pessoas e o que servir. Vamos supor que a festa seja para 15 pessoas. Cada tipo de recepção exige um cálculo diferente. "Se você vai servir apenas canapés e salgados, uma sugestão é de 10 a 12 unidades por pessoa. E caso haja doces para acompanhar a sobremesa geralmente cada pessoa come de três a seis unidades", diz Márcia.

Se você sabe cozinhar e deseja mostrar seus dotes aos amigos saiba que o cálculo da comida é feito por peso. Para uma refeição completa calcule 250g na entrada, 150g de carboidrato e 250g de proteína no prato principal e 200g de sobremesa por pessoa. Caso opte por servir o prato já prontinho e decorado, a conta é um para um. Já num churrasco a conta é 300g de carne e 300g de frutas/verduras/legumes por pessoa.

A escolha das bebidas também varia. O anfitrião pode adaptá-las à idade e até época do ano. Se forem harmonizadas com o cardápio, melhor ainda! Anote: você deve calcular 400ml de refrigerante, 600ml de cerveja e 200ml de água por pessoa. Se você vai trocar a cerveja pelo vinho, calcule meia garrafa por pessoa. Caso contrário, é uma garrafa para cinco pessoas.

Márcia dá outras orientações: "Se for servir whisky meça uma garrafa para cada 50 pessoas quando tiver grande variedade de bebida. E lembre-se de que um público entre 30 a 40 anos consome mais vinho". E completa: "Cuidado com a qualidade das bebidas. Nada pior do que acordar com ressaca na manhã seguinte!"

Preze sempre pelo conforto dos convidados. Tenha acomodações suficientes para todos e deixe tudo à mão (talheres, guardanapos, copos, pratos). Em relação aos copos de vidro, a média é de dois a três por pessoa. Procure também adaptar o copo ao que vai servir (tulipa, taça...). Caso você saiba que alguns dos convidados têm restrições alimentares, deixe à mesa diferentes opções de pratos.

festaemcasa

Foto: reprodução/ mallorypaige.com

Capriche na decoração da casa!

Agora é hora de decorar a casa. Defina os materiais usados e a cor para fazer a combinação com flores, tecidos, vasos, louças e talheres. Leve em consideração o horário da recepção. Se for decorar a casa toda monte um roteiro para não se esquecer de nada e de nenhum cômodo.

"Se você possui habilidades em arranjos florais, exerça sua criatividade. Garrafas de azeite podem virar vasos de flores. Um pequeno maço de flor, uma fita de cetim e uma corda de sisal transformam um simples vasilhame num charmoso vaso para decorar o ambiente. Caso não tenha esta habilidade, adquira flores plantadas ou arranjos prontos", sugere a organizadora de eventos.


Para deixar o ambiente ainda mais descontraído não se esqueça da música. O set list pode seguir a faixa etária, o horário, um tema ou mesmo o gosto particular do anfitrião. Márcia lembra: "O importante é fazer uma programação para durar todo o tempo da comemoração e não ter que toda hora ‘trocar a música’. A altura do som também é importante, porque não pode impedir a conversa entre as pessoas quando a recepção é em casa."

Anotou tudo? Então agora é só planejar a festa direitinho e chamar os amigos. Certamente os convidados vão perceber o carinho e atenção que você teve em recebê-los!

Por Juliana Falcão (MBPress)

* Serviço: Organizadora de eventos Márcia Campos

Comente

Assuntos relacionados: festa festa em casa organizar festa