Truques caseiros

Nada como manter a casa em dia e de quebrar saber truques práticos que facilitam mais ainda em alguns "desafios" do dia a dia. Aprenda a se virar em algumas situações com dicas bem simples!

Saleiro sequinho - Evite a umidade no saleiro, deixando-o sempre na geladeira. Dessa forma, o sal estará sempre prontinho e sequinho para servir. Mas é preciso deixá-lo tampado.

Roupas no lugar - Para evitar que as roupas escorreguem do cabide, enrole um elástico comum em cada extremidade do objeto. Assim, seu armário ficará sempre em ordem, sem peças caindo.

Roupas sem manchas - Livre-se da mancha de tinta de cabelo com a mistura: ¼ de litro de água morna, ½ colher de chá de detergente e 1 colher de sopa de vinagre branco. Deixe de molho por 15 minutos e lave normalmente.

Prata brilhante - Renove bijuterias e joias escurecidas escovando as peças com creme dental. Elas recuperam o brilho e ficam como se tivessem sido compradas recentemente.

Cortar cebola sem chorar - Para evitar que os olhos lacrimejem na hora de picar cebola, deixe-a no congelador por 15 minutos antes de cortar. Isso evitará as lágrimas de irritação por causa do ardor.

Cozinha cheirosa - Quando sua cozinha ficar com cheiro de fritura, pegue uma panela com água, coloque seis cravos e uma colher de sopa de canela em pó e coloque para ferver sem a tampa. O ambiente ficará bem mais cheiroso.

Tirar curativo sem doer - Tirar esparadrapo às vezes é muito dolorido. Evite isto friccionando por cima do adesivo um algodão com um pouco de óleo infantil. Sai facilmente.

Retirar rótulos - Sabe aquele adesivo ou rótulo que não quer descolar de um vidro ou embalagem de jeito nenhum? Você pode retirá-lo facilmente com um pouco de óleo de cozinha ou azeite. Depois, é só esfregar com uma esponja macia.

Gaveta emperrada - Se uma gaveta insiste em emperrar e sempre fica presa na hora de fechar e abrir, dê um jeito nela passando um pouco de cera ou parafina nos cantos. Depois disto, ela vai deslizar muito fácil.


Lavar bichinhos de pelúcia - Para manter os bichinhos de pelúcia limpos, misture água e sabão em pó até formar bastante espuma. Passe a espuma com uma esponja macia em todo o brinquedo e esfregue bem. Tire a umidade com um pano e leve-o ao sol.

Flores vivas por mais tempo - Para fazer as flores durarem mais, troque a água do vaso dia sim, dia não. A cada troca, lave o vaso com sabão para que as bactérias antigas não contaminem a água nova. E todos os dias, meio centímetro da ponta dos talos em ângulo inclinado.

Por Jessica Moraes