Topless no Brasil: por que isso ainda é tabu?

Entenda por que esse movimento está crescendo
Topless-tabu-brasil

Foto - Shutterstock

Apesar de o Brasil ser considerado um país “pra frentex”, tem uma coisa que ainda é tabu para nós: o topless. Ele começou a ser praticado nos ano 60, rente ao crescimento do feminismo. Tornou-se popular na Europa e na América Central, mas aqui, a queda do biquíni, mesmo depois de tanto tempo, ainda é tabu.

Inclusive, é mais fácil ver seios ao ar livre em manifestações do que na tranquilidade de uma praia. A primeira razão que afasta o Brasil do topless é a legislativa. Mostrar qualquer parte íntima do corpo pode ser considerado ato obsceno e dar cadeia (claro, a gente também se pergunta por que no Carnaval pode). 

Outro fator mescla a religião e o machismo. No Brasil, a maioria das pessoas é católica, o que torna proibido e pecaminoso expor o corpo dessa maneira. Isso além de ter marido bem desconfortável com o fato de ver a mulher se expondo. Aí no Carnaval pode, pois é uma festa pagã e não tem nada a ver coma igreja católica. Bingo!

Mesmo assim, esse quadro tende a mudar. Em dezembro de 2013, um grupo no Facebook organizou o “toplessaço” na praia de Ipanema, no Rio de Janeiro. Apesar de 8 mil confirmadas, poucas apareceram.  A influencia das famosas, que tomam a frente e parecem mais abertas a praticarem o topless, também contribui para o aumento da prática. Frequentemente elas postam fotos com os seios a mostra em redes sociais. Ai, em um clique, vira moda!

No ano passado foi criada a campanha #FreeTheNipple (liberte o mamilo, em tradução), que prezava exatamente a liberdade para mostrar o seio sem ser culpada ou taxada por isso. A ideia, traduzida em um filme foi minimizar a opressão feminina e isso não inclui apenas o topless. Nos EUA, por exemplo, a campanha também se dedica à amamentação em público, que é proibida no país. A hashtag já foi usada pelas mais ousadas como Cara Delavigne, Rihanna e Miley Cyrus. E você, o que pensa sobre o topless?

Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: topless