Teste o seu "grau" de gentileza

Teste o seu grau de gentileza

Muro feito por Gentileza/Foto Museu Virtual Gentileza

Gentileza gera gentileza, já dizia o "profeta" João Datrino, conhecido nas ruas do Rio de Janeiro como uma figura folclórica. Um andarilho que viveu por 40 anos nas ruas da cidade pregando a boa convivência entre os homens.

Seu legado também caiu na voz de Marisa Monte. A cantora usou a música como forma de protesto quando suas obras urbanas foram apagadas dos muros da cidade maravilhosa. Apesar de ter falecido em 1996, Gentileza é e deve ser lembrado, uma forma de nós refletirmos sobre boas atitudes que fazem a diferença.

Agradecer um e-mail ou convite ou mesmo pedir licença são hábitos simples, no entanto esquecidos por muita gente. Mas hoje, 13 de novembro, é um dia feito especialmente para muita gente lembrar de ser gentil.

A ideia veio de um grupo de pessoas de vários países que se reuniram em Tóquio, em 1996. Juntos, eles prepararam uma declaração do movimento e também realizaram uma conferência quando foi estabelecida a data oficial do "World Kindness Day" (Dia da Gentileza).

A ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) é a responsável oficial pela celebração no Brasil. Conforme o presidente, Alberto Ogata, a proposta de estimular a gentileza entre pessoas e grupos em seus países e comunidades leva a melhoria das relações interpessoais e, conseqüentemente, da qualidade de vida de todos. "A associação tem como objetivo influenciar processos de transformações sociais e organizacionais", afirma Ogata.

Inclusive, eles elaboraram um teste especialmente para você observar o quanto está o seu "grau" de gentileza. Seja sincero ao fazê-lo e perceba que não é tão difícil assim ser gentil.

1. Você está fazendo uma apresentação em uma reunião interna e se depara com uma enxurrada de opiniões contrárias de um colega de trabalho. Você:

a) Não o deixa terminar e retruca imediatamente sobre suas considerações. (0 pontos)

b) Escuta suas opiniões e pede a palavra ao fim para defender suas idéias. (5 pontos)

c) Fica interrompendo para discordar. (3 pontos)

2. Na mesma reunião, um colega apresenta tópicos e decisões com as quais não concorda. Você:

a) Interrompe e inicia uma discussão com ele. (0 pontos)

b) Aguarda o final da apresentação para dizer suas considerações. (5 pontos)

c) Não interrompe, mas indica sua discordância por meio de sua postura e expressões. (3 pontos)

3. Você está a caminho de um ponto de táxi, e para variar, está atrasado. Um idoso anda vagarosamente para o mesmo ponto. Você chega mais rápido e só tem um táxi no local. Você:

a) Aguarda o idoso e fala para o motorista levá-lo, já que ele estava a caminho primeiro. (5 pontos)

b) Pega o táxi, já que chegou primeiro. (0 pontos)

c) Pergunta ao idoso se poderia passar à frente e pegar aquele táxi, mas se ele também estiver com pressa, aguarda outro táxi. (3 pontos)

4. Aguardando o elevador no edifício da empresa, há uma pessoa com deficiência visual. Você:

a) Coloca-se a disposição para auxiliar. (5 pontos)

b) Fica por perto para checar se ela precisa de ajuda. (3 pontos)

c) Ignora a situação. (0 pontos)

5. Um pesquisador liga no seu ramal para que responda a algumas questões, mas você está sem tempo. Você:

a) Diz que não pode atender. (3 pontos)

b) Desliga bruscamente. (0 pontos)

c) Pede desculpas e diz ao pesquisador que no momento você está sem tempo. (5 pontos)

6. No meio da tarde, durante o expediente, você levanta para tomar um café. Você:

a) Vai sozinho. (0 pontos)

b) Pergunta ao seu colega se quer ir tomar café. (3 pontos)

c) Traz o café para o colega e tomam juntos. (5 pontos)

7. Você está em férias e seu colega telefona mais de uma vez para seu celular pedindo informações sobre suas tarefas. Você:

a) Conversa, de maneira franca mas respeitosa, sobre a possibilidade da solução dos problemas após o seu retorno. (5 pontos)

b) Atende os telefonemas, mas responde com rispidez. (3 pontos)

c) Não atende. (0 pontos)

8. Você está saindo da garagem atrasado para ir trabalhar e uma pessoa com um carrinho de bebê está prestes a atravessar à frente do seu carro:

a) Você espera pacientemente ela atravessar. (5 pontos)

b) Espera, mas vai acelerando e sai arrancando assim que possível. (3 pontos)

c) Sai rapidamente antes que ela comece a atravessar. (0 pontos)

9. O elevador chega e você percebe que um colega de trabalho está vindo, carregando muitas pastas: Você

a) Programa outro elevador ou o ascensorista para que chegue a tempo de atender em seguida o colega com as pastas - e toma seu elevador. (3 pontos)

b) Sobe rapidamente. (0 pontos)

c) Aguarda-o e segura a porta para que ele entre com mais facilidade. (5 pontos)


10. Você está em um almoço com seu cliente e um colega de trabalho. O seu colega acidentalmente entorna o copo de água sobre a mesa. Você:

a) Ajuda a resolver o problema e faz um sinal discreto para o garçom. (5 pontos)

b) Ignora a situação. (3 pontos)

c) Mostra-se irritado. (0 pontos)

Resultados:

De 0 a 25 pontos:

Busque refletir sobre suas atitudes. Ajudando as pessoas, pode-se reduzir a agressividade e a tensão nas relações. As atitudes que tomamos em nosso dia-a-dia têm impacto em nosso corpo. Assim, a gentileza ajuda a melhorar o stress e a saúde das pessoas. Relaxe um pouco e exercite, diariamente, pequenos gestos de gentileza. Você vai perceber que, além colaborar com as pessoas, vai tornar o ambiente mais saudável e produtivo.

De 26 a 40 pontos:

Você está no caminho certo. Em seu dia-a-dia falta somente um pouco mais de atenção aos detalhes. Mesmo que você esteja atarefado(a) ou com pressa, a gentileza aquece, transforma as relações e aumenta seu bem-estar. Desenvolva ainda mais seu interesse pelo outro, exercitando a cortesia e o altruísmo. Quanto mais gentil, maiores e mais prazerosas serão as conquistas da equipe.

De 41 a 50 pontos:

Parabéns, você sabe como ser gentil com todos os que te rodeiam. As pessoas o vêem como uma pessoa agradável e o admiram como colega e líder. Você demonstra ter disponibilidade e abertura para o outro, gerando confiança. Sua gentileza torna o ambiente melhor e os resultados mais efetivos.

Por Juliana Lopes

Comente