Terapias naturais - escolha a sua e tenha mais saúde

Terapias naturais ajudam na busca da cura e bem es

Terapias naturais são aquelas que utilizam os recursos disponíveis na natureza ou que utilizam métodos que não agridem o organismo para promover a saúde, curar e prevenir doenças. As terapias naturais podem utilizar plantas, flores, óleos essenciais, argila, métodos manuais como a massagem e a drenagem linfática, exercícios posturais e de respiração, métodos de autoajuda e até intervenções na alimentação.

A especialista em Terapias Holísticas, Simone Frazão, conta que as "terapias naturais são consideradas holísticas quando o tratamento tem como base a integridade completa do indivíduo." Estas terapias propõem utilização de recursos naturais para a cura e prevenção de doenças, tendo como base o equilíbrio. "Se o organismo estiver desequilibrado então surgem às doenças. A cura é o resultado da restauração do equilíbrio do organismo", afirmou.

Existem várias técnicas utilizadas pelas terapias naturais. Elas podem ser divididas em três grandes áreas: corporal, mental e vibracional. A especialista explica que na área corporal estão reunidos os tratamentos que utilizam a manipulação do corpo. "Seja com massagens, toques, pressões ou alongamento. A alimentação também está incluída neste grupo. O shiatsu, a massoterapia, a drenagem linfática e a fitoterapia são alguns exemplos", explicou.

Na área mental, as técnicas têm como objetivo o equilíbrio do organismo a partir da sua força mental e pode utilizar metodologias respiratórias, imagéticas ou mentais. A meditação e a hipnose são exemplos de terapias naturais da área mental. Já a área vibracional atua diretamente na energia do organismo e utiliza técnicas como a acupuntura, reiki e florais. "A nutrição ortomolecular, hidroterapia, quiropraxia, naturologia, cromoterapia, geoterapia, oligoterapia, aromaterapia, iridologia, massoterapia e ginástica terapêutica são outros exemplos de terapias naturais", contou.

As terapias naturais são utilizadas conforme o diagnóstico do paciente. O terapeuta faz uma entrevista durante a consulta ou em conjunto com outros tratamentos e o paciente pode se tratar com um especialista sobre a doença específica, além de submeter se as terapias naturais para agilizar o processo ou intensificar os resultados.

Mas não é preciso estar doente par recorrer a uma terapia natural. "Quando a pessoa sente a necessidade de recuperar ou manter o equilíbrio do seu corpo. Pode-se recorrer as terapias naturais que também servem para proporcionar bem-estar", comentou a terapeuta.

A terapeuta conta que as terapias naturais podem contribuir no tratamento de doenças psicológicas ou físicas. "Não existe nenhum tratamento capaz de curar todas as doenças, por isso não é possível afirmar que os tratamentos naturais tem essa capacidade. Mas são inúmeras enfermidades que podem ser tratadas com as terapias naturais, como depressão, ansiedade, problemas cardiovasculares, circulatórios e outras doenças", afirmou.

Antes de se submeter a terapias naturais é preciso avaliação do caso de cada paciente a fim de checar algumas condições. "A contra-indicação pode variar de acordo com a terapia e o perfil do paciente. Algumas terapias não são indicadas para gestantes ou crianças, por exemplo", comentou.


A terapeuta ressalta a importância de procurar um profissional qualificado para aplicar as terapias. "As terapias naturais não substituem a consulta médica e nem o tratamento médico. Porém, as terapias naturais são fundamentais para a promoção da saúde e por isso é de extrema importância que a população conheça seus benefícios. Os terapeutas são profissionais que visam o bem-estar do organismo como um todo, o bem-estar físico e mental", concluiu.

Por Catharina Apolinário

Comente