Sua letra pode traçar sua personalidade

Sua letra pode traçar sua personalidade

A grafologia é uma técnica usada para inferir sobre traços de personalidade. O estudo parte do princípio de que o jeito de ser e as emoções individuais atuam sobre o gesto gráfico, ou seja, o jeito de escrever de cada um pode manifestar processos mentais inconscientes.

São muitos os critérios de avaliação: de interrupções bruscas a torções e formas das letras, passando por inclinações, força sobre o papel e disposição das linhas. Aspectos como sociabilidade, capacidade de concentração e objetividade também são analisados.

A escrita também pode ajudar a identificar algumas doenças, como o mal de Parkinson, por exemplo, que provoca uma mudança na caligrafia, tornando-se pequena, comprimida e lenta.

Outros diagnósticos são confirmados levando em conta a grafia, como a esquizofrenia e a histeria, responsáveis pelo rebuscamento nos traços e a demência, refletida na alternância de padrões acelerados e desacelerados.

Analise a sua escrita

Embora vários aspectos devam ser levados em conta no trabalho grafológico, é possível avaliar algumas características de personalidade a partir da própria letra:

Tamanho da letra - letras pequenas sugerem uma grande capacidade de concentração, visão para detalhes e timidez. Letras médias caracterizam pessoas sociáveis e extrovertidas. Já quem tem a letra muito grande pode indicar uma preocupação exagerada consigo mesmo.

Forma da letra - letras angulosas indicam autodisciplina e senso de dever apurado; já as mais arredondadas mostram uma pessoa flexível.

Inclinação da letra - letras inclinadas para a esquerda uma pessoa mais reservada. As verticais, são indivíduos mais racionais e as que possuem uma letra mais inclinada para a direita, tem um equilíbrio maior entre razão e emoção.


Tipo da letra - quando é uma letra ilegível, evidencia dificuldade de comunicação ou sentimento de inferioridade. O contrário disso esconde carência afetiva e escritas com falta de pontuação indicam personalidade negligente.

Força sobre o papel - quem aperta muito a caneta na hora de escrever revela agressividade e resistência para trabalhar arduamente. Quando a pressão é leve indica pessoas mais sensíveis, místicas.

Por Jessica Moraes

Comente