Spray contra o mofo

Spray contra mofo

No inverno, o tempo frio contribui para que os fungos se proliferem nos ambientes de forma mais rápida. Um deles é o mofo - também conhecido como bolor - que se instala em paredes e armários e prejudica a saúde, principalmente das pessoas alérgicas, asmáticas e que sofrem com a rinite.

"Na maior parte das vezes, os pelos e o muco do nariz servem de filtro de proteção contra os fungos, mas no inverno a tendência é que o organismo fique mais vulnerável à presença deles", diz a aromaterapeuta e aromatóloga, Sâmia Maluf.

O mofo exala um forte odor pelo ambiente. Além disso, nos tecidos, também pode resultar em manchas difíceis de remover. "Desenvolvi um spray antisséptico, feito com óleos essenciais, que ajuda bastante no combate a este problema", diz Sâmia. "A aromaterapia deve fazer parte do dia a dia das pessoas principalmente por ser totalmente natural".

O spray pode ser utilizado sobre cortinas e áreas úmidas da casa para evitar o surgimento de mofo. "Também pode ser aplicado em telas das janelas, nos ralos, nos banheiros, nos armários e em todos os locais que você imaginar", afirma a aromaterapeuta.

Spray antimofo e bolores


- 90 ml de água

- 5 colheres de sopa de vinagre branco

- 40 gotas de óleo essencial de Tea Tree (Melaleuca alternifolia)

- 30 gotas de de óleo essencial de Gerânio (Pelargonium graveolens)

- 40 gotas de óleo essencial de Palmarosa (Cymbopogon martini var. Motia)

Misturar todos os ingredientes em um frasco PET, com spray, de 110 ml. Antes de usar, é preciso agitar bem para misturar os óleos essenciais."Este produto não deve ser aplicado na pele", alerta a aromaterapeuta.

Por Jessica Moraes

Comente