Sono feminino e masculino - entenda as diferenças

Sono feminino e masculino  entenda as diferenças

Homens e mulheres são diferentes em muitas coisas, inclusive no sono. Segundo um estudo realizado pelo Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as mulheres levam mais tempo para adormecer, no entanto, a duração do sono profundo é mais longa. Já os homens permanecem mais tempo nos estágios iniciais do sono, que são menos reparadores.

"Outro ponto considerável na ala masculina é quanto ao maior índice de distúrbios como o ronco e a apneia (interrupção da respiração), geralmente em decorrência do sobrepeso ou de disfunções respiratórias e musculares", informa Carolina Elena Carmona, fisioterapeuta especialista em medicina do sono.

Os pesadelos também são elementos curiosos entre os sexos. Ainda segundo a pesquisa, as mulheres são mais propensas a terem sonhos ruins. Além disso, elas têm alterações hormonais que prejudicam o sono normal, como o período menstrual, a menopausa e a gravidez. Já os homens apresentam maior incidência de movimentos involuntários de pernas durante a noite e mais sonolência diurna.

Uma noite mal dormida também surte efeitos diferentes em homens e mulheres, como a variação do apetite, por exemplo. Enquanto homens tendem a comer em excesso, as mulheres demoram mais para sentirem que comeram o suficiente, o que também pode gerar disfunções alimentares consideráveis.


Conhecer estas particularidades é essencial para se garantir horas de sono realmente reconfortantes e, consequentemente, o bom funcionamento do organismo!

Por Jessica Moraes

Comente