Sintomas do estresse

saiba lidar com o stress

O estresse pode surgir de várias causas. Seja problemas de ordem familiar, pessoais ou financeiros, ou situações corriqueiras como trânsito, correria contra o tempo filas e outras adversidades. De qualquer forma ela traz um incômodo muito grande e que pode ser cada vez mais frequente.

Fique de olho nos principais sintomas: agressividade, irritabilidade, insônia, dor de cabeça e nas costas, tensões musculares, falta de apetite ou muita ansiedade, suor, medo sem causa ou tristeza, falta de concentração, garganta e boca secas.

Para combater o estresse, algumas medidas simples inseridas no dia a dia podem fazer a diferença, melhorando a qualidade de vida e a saúde física e emocional.

- Como o distúrbio surge de problemas que vamos acumulando em nosso interior, sempre é bom descarregar desabafando com algum amigo ou familiar.

- Planejar as atividades ao longo do dia também é bom, para que elas não fiquem acumuladas.

- Não faça planos a longo prazo, isso privoca mais ansiedade. Metas curtas e bem definidas é o ideal para garantir satisfação na conclusão de objetivos.

- Dormir pelo menos sete horas por dia ajuda a regerenerar o corpo e carregar suas pilhas para o dia seguinte. Se puder dormir mais horas, melhor.

- Mantenha uma alimentação equilibrada e pratique exercícios físicos, que amenizam os sintomas de estresse e aliviam tensões.

- Alterne adequadamente momentos de dever com momentos de lazer: dance, pratique esportes, namore, vá ao cinema, tire férias, curta os amigos


- Terapias de relaxamento como ioga, meditação, tai chi chuan, acupuntura e até sessões de psicoterapia ajudam a diminuir significativamente o estresse.

Por Jessica Moraes

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