Síndrome da Comparação Social

Síndrome da Comparação Social

Foto: Dreamstime

Sua amiga é mais nova e ganha mais do que você. E tem aquela outra que casou com um homem que até parece um príncipe encantado. Há ainda uma terceira que ficou meses passeando na Europa e você ficou por aqui ralando. Vamos admitir: situações como essas fazem a gente sentir aquela pontinha de inveja, nem que seja lá no fundo, não é mesmo? Mas não se sinta mal, esse é um comportamento tipicamente feminino e tem até um nome.

De acordo com especialistas, a Síndrome da Comparação Social é resultado da vontade de quem vive no mundo moderno de estar sempre bem e mostrar isso para todos (ainda mais com o crescente uso das redes sociais).

Estamos sempre nos cobrando para estarmos jovens, bonitas e saudáveis. Além disso, ainda temos que correr atrás de uma vida profissional bem sucedida, arrumar um bom marido e ter filhos na hora - que a sociedade julga como - certa. Ufa! Aí aparece a competição feminina.

Mariana Soares, de 26 anos, admite que as vezes sente a tal síndrome se manifestando: "Não é que a gente não queira ver nossas amigas se dando bem, pelo contrário! Mas é que sempre bate aquela vontade de se dar bem também". Fernanda Silva, 28 anos, lembra que isso não é exatamente uma novidade: "A gente sempre ouviu aquela frase que diz que as mulheres se arrumam para impressionar as outras mulheres e não os homens. Acho que tem a ver com isso. Não é bonito, mas é verdade, temos que admitir que a maioria das mulheres gosta de se destacar" diverte-se.

E você, já sentiu aquela pontinha de inveja de alguma amiga?

Por Larissa Alvarez

Comente