Sinais felinos! Como os gatos tentam falar com você

Entenda o comportamento curioso dos bichanos
gatos

foto: iStock/© lafar

Quem disse que gatos são incomunicáveis? Eles têm toda uma linguagem própria para se comunicar com os humanos – que eles usam muitas vezes para se comunicar com outros gatos também. Os especialistas dos felinos elaboraram um “glossário” de sinais para você não se descuidar do seu bichinho de estimação e aprender a falar com ele!


Esfregadinha

Você passou o dia todo fora e quando chega em casa seu gato se esfrega entre suas pernas. Sim, é um gesto de saudação deles, como se fosse um abraço humano! É a forma que eles têm de dizer que sentiram sua falta.

Ronronar

Já o ronronar é mais um pedido, mesmo. Pode ser desde comida a um simples afago. Eles também ronronam para comunicar se estão machucados ou doentes. Vale observar.

Piscada

Aquela piscada longa e lenta pode significar afeto. Eles fazem isso quando estão absolutamente confortáveis com você. É como uma resposta automática quando os níveis de cortisol (hormônio do estresse) abaixam.

Miado

Segundo alguns especialistas, gatos não miam para se comunicar com outros gatos, mas sim para chamar a atenção dos humanos. 

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: gatos