Seus amigos lhe conhecem melhor que você mesmo

Seus amigos lhe conhecem melhor que você mesmo

Um artigo publicado no periódico "Current Directions of Psychological Science" mostrou que nossos amigos podem ter impressões mais exatas a nosso respeito do que nós mesmos.

"Uma imagem completa da personalidade de alguém exige tanto a perspectiva da própria pessoa quanto as perspectivas de outros que a conhecem", escreveu Simine Vazire, da Universidade de Washington, no artigo.

Um estudo citado por Simire mostrou que as pessoas não deixam de acreditar na imagem que têm de si próprias, nem mesmo diante de provas.

Por exemplo: se um voluntário atribuía a si mesmo uma característica e, em um vídeo, aparecia outra coisa, ele continuava convencido do que havia dito antes.

O que atrapalha o nosso julgamento são nossos medos para manter uma determinada imagem. Essas coisas acabam influenciando a forma como nos avaliamos e mascaram a verdade.

No entanto, existem aspectos sobre os quais ninguém pode saber mais do que você, como o seu nível de ansiedade e como anda a sua autoestima.

Essas coisas dá para disfarçar e confundir quem vê de fora. A avaliação externa é mais eficiente e precisa no que diz respeito a características observáveis e mensuráveis, como inteligência, criatividade e comunicação.


Por essa razão, vale levar em conta o que os amigos dizem a seu respeito, mesmo que em um primeiro momento, você não concorde. Fazer uma avaliação de suas próprias atitudes é uma opção recomendável, de tempos em tempos.

Por Jessica Moraes

Comente