Ser otimista é ser saudável

otimismo-saúde

Foto - Shutterstock

Segundo uma pesquisa de Suzanne Segerstrom, autora de "Desmistificando a Lei de Murphy" e professora de psicologia na Universidade de Kentucky, o otimismo é bom para o sistema imunológico. De acordo com o estudo, o otimismo afeta positivamente a resposta psicológica a eventos estressantes.

A "psicologia positiva", ao contrário do que possa parecer, é uma ciência séria. "A psicologia positiva é preocupada com o entendimento. Quando e por quê as pessoas desenvolvem o otimismo, não ignorando a realidade. Dificuldades são inerentes a quase todos, e uma série de estudos mostra que os otimistas são em geral saudáveis, tanto psicologicamente quanto fisiologicamente", aponta Suzanne.

leia também


É sábio quem é otimista, mesmo diante de contratempos. Quem comprova isso é outra pesquisa da Universidade de Pitsburgh, que avaliou que pessoas otimistas tem um risco 9% menor de sofrer doenças cardíacas. Outras pesquisas revelam demais benefícios. Os otimistas têm em média cinco décimos a menos de pressão arterial e uma vida mais longa; em geral vivem nove anos a mais que as pessoas não-otimistas.

Por Jessica Moraes

Comente