Semana de Mobilização pelo Clima - participe via internet

Nunca a questão do aquecimento global teve tanta urgência em ser discutida entre governo, ONGs e a população. Próximo do início da 15ª reunião da Convenção do Clima (CoP15), que será realizada de 7 a 18 de dezembro em Copenhague, na Dinamarca, onde 190 nações definirão o que o mundo vai fazer para mudar o clima, o Greenpeace realiza a Semana de Mobilização pelo Clima com a intenção de que o presidente Lula vá até ao congresso e represente o Brasil.

Outro objetivo da campanha, realizada em oito capitais brasileiras até 22 de setembro, é informar à população e conseguir adotar medidas internas contra o aquecimento global. O Greenpeace considera que o Brasil precisa zerar o desmatamento da Amazônia, criar áreas marinhas protegidas em 30% dos nossos mares e incluir na nossa matriz energética 25% de novas fontes renováveis de energia.

A programação começa com a invasão de Vaquinhas nas ruas para alertar à população sobre a destruição da Floresta Amazônica, isso até o dia 16 deste mês. O desmatamento é a principal fonte brasileira de emissão de gases do efeito estufa. Só para ter uma ideia: a cada 13 segundos, uma área equivalente a um campo de futebol é derrubada na Amazônia. A maior parte dessa área é transformada em pasto. Dessa forma, o Greenpeace propõe acabar com o desmatamento na floresta até 2015.

Já no dia 19, a ONG participa do Dia Mundial de Limpeza de Praias, em parceria com organizações locais, afinal, os oceanos saudáveis cumprem seu papel como regulador climático. E no dia seguinte o "homem-placa solar" sai às ruas para mostrar como o Brasil pode se beneficiar com a luz solar. A semana termina com o Dia Mundial Sem Carro, 22.

Pela internet, você poder participar através do link (http://www.greenpeace.org.br/cop/envie_msg.php). Basta enviar um e-mail já elaborada pelo Greenpeace que exige a participação do presidente na conferência, na Dinamarca, afim de que ele e o Brasil se comprometem a garantir que pelo menos 25% da eletricidade seja gerada a partir de fontes renováveis de energia, como vento, sol, biomassa e pequenas centrais hidrelétricas até 2020, além disso, acabar com o desmatamento na Amazônia e transformar pelo menos 30% do território costeiro-marinho do Brasil em áreas protegidas até 2020.

Mais detalhes da semana:

VACAS NAS RUAS

16 de setembro

Cidade Local Horário

São Paulo Praça da República / 24 de maio / Barão de Itapetininga 10h - 18h

Porto Alegre Bonfim (Rua Osvaldo Aranha) 14h - 16h

Belo Horizonte Praça Sete de Setembro 12h - 17h

Manaus Teatro Amazonas 17h - 20h

Brasília Esplanada dos Ministérios 12h - 14h

Rio de Janeiro Praia de Copacabana (R. Siqueira Campos)

Posto 5 - Praça do Lido 10h - 16h

Recife Praia da Boa viagem (altura do Ed. Acaiaca) 8h - 10h

LIMPEZA DE PRAIAS

Dia 19 de setembro (sábado)

Santos Praia do Sonho (Itanhaém) 8h30 - 12h30

Salvador Porto da Barra 8h - 17h

Manaus Ponta Negra 8h - 11h30

Rio de Janeiro 1) Barra da Tijuca (Quebra-mar ao Pepê) 10h-13h

2) Copacabana - Posto 6 (e caminhando para Rua Santa Clara) 10h-14h

Recife Av. Boa Viagem, 3232 (em frente Ed. Acaiaca) 10h - 14h


ATIVISTA SOLAR

Dia 20 de setembro

Cidade Local Horário

Porto Alegre Desfile Farroupilha 8h30 - 12h30

(Av. Edvaldo Pereira Paiva, s/n - Praia de Belas)

Belo Horizonte Feira de Artesanato 9h - 12h

Salvador Farol da Barra 15h - 18h

Manaus Ponta Negra 8h - 12h

Brasília Feira dos Importados 9h - 13h

Rio de Janeiro Praça General Osório (Ipanema)

Praia de Ipanema - Posto 9 Horário a definir

Recife Praia de Boa Viagem (em frente ao 2º Jardim) 10h - 13h

Comente