Sapatos adequados para os seus pés

sapatos adequados para os pés

Existe um conceito equivocado de que sapato próprio para correção dos pés só serve para idosos ou deficientes. Mas na verdade ele é recomendado para outras situações, e muitas pessoas hoje têm necessidade de modelos mais anatômicos e confortáveis. Mas é bom perceber as diferenças de cada tipo de sapato.

Os sapatos ortopédicos são indicados para deformações graves nos pés. São modelos rígidos, feitos sob medida de acordo com a receita de um ortopedista, em que é especificado em que partes do calçado devem havem reforços de metal ou couro para correções de anomalias específicas. Não corrige aspectos de postura nem deve ser usado por qualquer pessoa, pois cada modelo trata de um problema particular.

Os calçados anatômicos basicamente têm uma elevação estática no arco do pé. Embora melhore a postura do pé, não corrige posturas do corpo.

Os calçados fisiológicos, por sua vez, auxiliam na postura e nos estímulos externos, como a mobilidade. Pouco conhecido no Brasil, geralmente é mais direcionado para crianças.

Os pés muitas vezes sinalizam quando há algum problema, seja com dores nestes ou até na coluna. A consulta em um ortopedista é essencial para saber o que se tem, às vezes basta uma correção na postura ou pode haver problemas devidos a um caminhar ou um calçado inadequados. E muitas vezes surgem grandes consequências, como joanetes, por exemplo.

Os sapatos ortopédicos são produtos alternativos para correções de deformações ósseas dos pés. Seu uso é recomendado apenas em casos específicos, como de adultos com pé chato, o pé plano, uma diminuição do arco longitudinal medial (elevação plantar) do pé. Em crianças deve ser evitado, pois a correção da planta do pé em geral ocorre naturalmente.


E os sapatos anatômicos não têm mais a aparência de antiquados. Atualmente eles são produzidos com maior preocupação em serem bonitos e modernos. Geralmente são leves e confortáveis.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: pés bem estar sapatos