Saiba tudo sobre acupuntura para cães

A acupuntura veterinária tornou-se popular por ser uma terapia segura, rápida e eficiente
acupuntura cães

Acupuntura para cães é uma boa alternativa para deixar o pet mais equilibrado. Foto - iStock/vadimguzhva

O sucesso do tratamento com a acupuntura já é conhecido há um bom tempo, pelo menos para nós, humanos. Mas você sabia que as agulhinhas também podem ajudar - e muito - nossos animais de estimação?  De acordo com a veterinária Beatriz Ribacionka da Cão Ideal, quando um pet fica doente, seu organismo fica desequilibrado energeticamente. Para equilibrar tudo novamente, nada melhor do que as reações específicas provocadas pela inserção de agulhas. 


Existem várias técnicas de acupuntura, desde estímulos apenas com agulhas, até estímulos elétricos (eletroacupuntura), técnica de moxabustão, aplicação de vitamina B12 (farmacopuntura) e etc. A ideia principal é estimular o sistema nervoso do animal, para obter uma resposta positiva do organismo.

Com a acupuntura pode-se conseguir o alívio de sintomas ou até o tratamento de algumas doenças. Ela abrange várias doenças, como:

  • Doenças do sistema músculo esquelético (artrites e artroses, pós operarórios...)
  • Doenças do sistema nervoso (convulsões, etc);
  • Doenças do sistema gastrointestinal (diarréias, vômitos, etc);
  • Doenças do sistema respiratório, tegumentar (pele), entre vários outros.
  • Os benefícios da acupuntura em cães são muitos. Podem ser tratados cães de qualquer idade, raça, sexo, porte, e há poucas contra indicações. A acupuntura melhora a qualidade de vida dos cães, pode auxiliar na diminuição da ansiedade e pode ser uma boa alternativa para o tratamento de dores crônicas. Também existe a possibilidade de utilização da acupuntura como tratamento complementar, no caso de cães que já estejam sendo tratados com alguns medicamentos, por exemplo.

    Gostou? Então lembre-se, para a aplicação de acupuntura em seu cão, procure um Médico Veterinário especializado em acupuntura. Não vale a pena fazer com qualquer um!

    Por Thamirys Teixeira

    Comente

    Assuntos relacionados: Thamirys Teixeira cachorros pets