Saiba onde encontrar blocos de Carnaval femininos pelo Brasil

carnaval

Mulher de Chico. Foto/Divulgação Site Oficial

Em 2003, as cariocas Vivian Freitas e Glaucia Cabral tiveram a ideia de criar um bloco de rua só de mulheres para o Carnaval do Rio de Janeiro. Três anos depois surgiu o Mulheres de Chico, primeiro bloco feminino e temático do Brasil.

"A ideia era despretensiosa. Como somos fãs do Chico resolvemos homenageá-lo e como ele canta a calma feminina, nada melhor do que unir só garotas para isso. Tem tudo a ver!", conta Vivian, uma das fundadoras do grupo.

O Mulheres do Chico vai arrastar cerca de 50 mil foliões na Praia do Leme, no Rio, das 16h às 21h em um palco montado. Com oito anos na "estrada", as meninas acabaram inspirando outros grupos que criaram seus próprios blocos pelo Brasil afora. Confira os principais:

O Batuque das Meninas - Rio de Janeiro

Composto por 26 mulheres, nasceu em 2009 e faz um belo mix de estilos musicais como diversos sambas, marchinhas, axé, xote, ijexá, um mix de funk carioca, além de rock, pop e "algumas surpresas", como descrevem no site oficial. Datas: 05/03, às 16h, na Praça do Largo do Machado, no Rio, e 08/03, às 17h, no SESC de Lins de Vasconcelos.

Carnaval

Bloco das Cacheadas - Rio de Janeiro

Formado por 100 mulheres com o cabelo cacheado, o bloco sai em 23 de fevereiro, na Tijuca, na Rua Barão de Mesquita, às 10h.

Carnaval

Bloco Toco-Xona - Rio de Janeiro

Desde 2008, as garotas de Botafogo tem uma missão: se divertir. As cores do bloco são: amarelo, azul e laranja. Este ano, a concentração acontece na Praça Jóia Valansi, em Botafogo, às 14h.

Carnaval

Bloco da Dona Yayá - São Paulo

Tradicional bloco feminista de São Paulo. Foi criado com a intenção de chamar a atenção para a Casa da Dona Yayá, desocupada desde a década de 60 com a morte de sua mais famosa moradora e caracterizada como patrimônio histórico desde a década de 70, e incentivar a discussão de seu uso pela comunidade. Sai dia 23 de fevereiro, às 10h, na Sede da União de Mulheres, na Rua Coração da Europa, na Bela Vista.

Carnaval

Bloco Afro Ilu Oba De Min - São Paulo

Só mulheres na percussão! Fora isso, o grupo tem vários projetos inclusivos com mulheres, adolescentes e população de rua. Sai 28 de fevereiro, das 23h59 às 6h, na Casa das Caldeiras. Avenida Francisco Matarazzo, 2000.

Carnaval

Bloco Conxitas - Olinda

Com cerca de 140 mulheres, o grupo vem animando foliões há quase 10 anos. O bloco tem batuqueiras, dançarinas e três cantoras que entoam frevos e outras músicas em ritmos pernambucanos pelas ladeiras do sítio histórico da cidade. Em fevereiro, as Conxitas se apresentam todo sábado e domingo, às 16h, na Praça do Carmo. Em 26 de fevereiro, elas realizam um Cortejo da Paz pelas ruas de Olinda, com saída da Praça do Carmo prevista para as 19h.

Carnaval

leia também


Por Alessandra Vespa (MBPress)

Comente