Saiba como higienizar seus utensílios de limpeza

utensílios de limpeza

Foto - Shutterstock

Você já parou para pensar que seus utensílios de limpeza doméstica também precisam de limpeza? Isso por que eles são recheados de fungos e bactéria, já que acabam se tornando o maior veículo deles. Fizemos um mini-guia para você saber como fazer a manutenção deles.

Vassoura

Você deve ter pelo menos duas vassouras: uma para ambientes internos e outra para externos. Elas devem ser limpas a cada duas semanas, em média. As vassouras com cerdas de nylon podem ser colocadas de molho com desinfetante. Já as de pelo podem ficar de molho em um litro de água misturado a um colher de sopa de amoníaco.

Pano de chão

Primeiro, separe os panos para cada local da casa; banheiro, cozinha, varanda, etc. Assim você evita o risco de contaminação. Para lavá-los, use água sanitária misturada à água morna e deixe de molho por 2 horas. Lave separadamente das roupas ou outros panos.

Esponja de lavar louça

Ela deve ser trocada a cada duas semanas, apesar dos fabricantes darem o prazo de um mês. Para lavá-la, use água e detergente e torça bem, para que toda água saia.

Panos de prato

Eles devem ser trocados todos os dias e antes de lavá-los, deixe de molho com detergente e alvejante sem cloro por 30 minutos. Ah, e sempre os lave separados das roupas, ok?

Rodinho de pia

Se a borracha começou a apresentar uma crosta preta, é sinal de trocar o rodinho. Ele deve ser limpo com esponja e detergente, mas não a mesma esponja que é usada na louça, ok?

Escovinha sanitária

Ela é uma das maiores fontes de gastrointerite. Para limpá-la, use uma solução de água sanitária + água, na proporção de três colheres de sopa para seis litros e deixe de molho por meia hora. Quando as cerdas começarem a abrir, é sinal de que é hora de trocar.


Por Helena Dias

Comente

Assuntos relacionados: bactérias limpeza pano de prato esponja