Saiba como ajudar as pessoas afetadas pelo terremoto no Japão

Japão como doar de verdade

Foto/Reprodução Ordem do Dragão

Diante do terremoto e tsunami que atingiram o Japão no dia 11, oportunistas criaram um falso site na web para arrecadar doações que nunca chegarão às vítimas do Japão. O falso website foi detectado pela Trend Micro, uma multinacional especializada em segurança digital.

O site de phishing http://www.japan{BLOCKED}.com foi criado com um sistema de rede social de código aberto e está hospedado no endereço IP 50.61. Para evitar transtornos com a prática oportunista, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) comunicou que não estão autorizadas coletas de doações por "indivíduos em nome do Bunkyo e das demais entidades".

As verdadeiras doações só poderão ser feitas em dinheiro por uma questão de logística. Os itens de primeira necessidade enfrentariam enormes dificuldades. Quem desejar colaborar com as vítimas deste desastre pode confiar nas seguintes instituições:

Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Brasileira informou que está recebendo doações em dinheiro para ajudar as vítimas do terremoto e tsunami. As doações serão recebidas em dinheiro por meio de conta corrente. Empresas parceiras da Cruz Vermelha também estão arrecadando doações.

iTune Store

A Apple disponibilizou uma página na iTune Store para que os usuários possam doar até 200 dólares para a Cruz Vermelha. O pedido via cartão de crédito terá 100% do valor enviado para as vítimas do Japão.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil informou que foram abertas contas correntes para remessa de doações, e em conjunto com a Embaixada do Brasil em Tóquio, está disponibilizando contas correntes para recebimento. O Banco do Brasil divulgou ainda as medidas de apoio à população brasileira no Japão, como isenção da cobrança de tarifa de liquidação das remessas enviadas para clientes do BB (pessoas físicas) que estiverem nas províncias atingidas pelos desastres; isenção da cobrança de tarifa de envio de remessas para os clientes do BB no Japão (pessoas físicas), as quais sejam realizadas por meio de agências do BB no Brasil; disponibilidade das agências do BB no Japão para coleta de alimentos e peças de vestuários, em cooperação com organismos não-governamentais e atuação conjunta com a Embaixada e consulados do Brasil, bem como com entidades não governamentais, para viabilizar auxílio médico, psicológico e outros necessários às famílias brasileiras.

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e Templos Budistas de SP

Dezesseis templos participam da campanha de arrecadação de donativos às vítimas no Japão e todas as entidades ligadas a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). Participam da campanha de arrecadação a Bunkyo, a Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, a Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil, a Aliança Cultural Brasil-Japão e a Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo (Enkyo).


No caso dos templos budistas, o dinheiro arrecadado será encaminhado para a sede budista de São Paulo e depois para o Japão. As doações podem ser entregues em um templo budista ou através de depósito em conta corrente. Os templos estão localizados nas cidades de São Paulo, Suzano, Ipelândia, Mogi das Cruzes, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto, Bauru, Marília, Tupâ, Bastos, Adamantina, Irapuru, Araçatuba, Pereira Barretos e Presidente Prudente. As contas receberão depósitos para a Campanha de Arrecadação às Vítimas no Japão até o dia 30 de abril. Qualquer valor pode ser depositado.

A seguir os dados das contas bancárias de instituições sérias para recebimento de doações:

Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo) e Templos Budistas:

BRADESCO - agência: 0131-7 - contas-corrente 112959-7 e 131.000-3

SANTANDER - agência: 4551 - conta-corrente 130900004-4

BANCO DO BRASIL - agência: 1196-7, conta-corrente 29921-9

Cruz Vermelha:

BRADESCO - agência 1.787 - conta-corrente 40.000-9

Banco do Brasil:

Residentes no Brasil: agência 1608-X - conta corrente 500.500-0

Residentes no Exterior - pessoas fora do Japão

Agência de Tóquio - conta corrente 100.449-9

Para residentes no Japão - remessa doméstica (furikomi) Banco Mitsubishi Tokyo UFJ (MUFG)

Agência : Shin Marunouchi Shiten - Tipo de conta: Touza -

Número da conta 122360-7 - Nome: Burajiru Ginkou Tokyo Shiten - Remetente do Furikomi : 100.449-9 acrescido do nome do remetente sem espaçamento

Por Catharina Apolinário

Comente