Roupa limpa sem estragos

roupas sem estragos

Uma das melhores formas de conservar suas roupas é tomar cuidados na hora de lavá-las. Isso porque uma lavagem inadequada na máquina de lavar pode causar estragos irreversíveis nas suas peças. Por isso, anote as dicas.

Cuidado com as cores - Uma peça que solta tinta pode manchar outras peças para lavar. Evite misturar as cores e, quanto à peça colorida, deixe-a em uma bacia com água fria por 15 minutos. Se a água mudar de cor, lave-a separada depois.

De olho nos tipos de tecido - Lã: use amaciante para que a peça não encolha. Não torça nem centrifugue, aperte de leve e seque na posição horizontal. Poliéster: jamais deve ser lavado em água muito quente. Elastano: cuidado ao esfregar, isso danifica o elástico do tecido. Algodão: a lavagem pode ser feita normalmente, mas se a roupa for branca, prefira usar sabão concentrado em vez do neutro. Lycra não possui restrições.

Hora de ensaboar - A quantidade de sabão depende da quantidade de sujeira, não de peças. Normalmente, meio copo americano para um tanque cheio é suficiente. Quanto aos alvejantes modernos, eles são ótimos, se você usar o produto de forma correta. Do contrário, podem tirar a cor ou amarelar roupas brancas. A melhor forma de saber é lendo o rótulo.

Forma de secar também é importante - Coloque peças fáceis de amassar em cabides, como camisas sociais. A peça já sai lisa, facilitando muito na hora de passar. Para evitar marcas de prendedor nas outras peças, coloque uma toalha de banho seca sobre elas.


Outros detalhes - Feche o zíper. Zíper aberto sofre mais atrito na hora da lavagem, o que faz ele emperrar antes do esperado. Não deixe as roupas de molho: após duas horas, a mistura de água e ingredientes químicos com a sujeira das roupas vai fermentar, deixando um odor desagradável.

Por Jessica Moraes

Comente