Respirar bem e melhor

respire bem

Respirar é a necessidade primária de todo ser humano. Para se viver bem temos que observar nossas prioridades, e respirar de forma correta é uma delas.

Na correria do dia a dia, mal damos importância à nossa respiração. Ela é a primeira fonte que pode nos proporcionar uma melhor qualidade de vida, de conforto e de saúde. Fique atenta se sua respiração está correta e fuja um pouco do ar poluído diário em que vivemos. Para quem não sabe, há vários exercícios de respiração que podem ser praticados, que causam melhor circulação, sensações de bem estar e nos revigoram.

Exercícios básicos de respiração

1. Respiração abdominal: serve para melhorar a inalação abdominal, preenchendo com oxigênio as partes inferiores dos pulmões. Coloque a mão no estômago e deite de costas, respirando profundamente, expandindo a barriga e soltando lentamente o ar para fora. Quanto mais você repetir esse exercício, você vai notar um aumento da sua capacidade pulmonar.

2. Respiração torácica: coloque as mãos no tronco, com o dedo mínimo no início da cintura e os outros dedos para cima. Inspire pelo nariz profundamente e sinta as mãos se abrindo com o tórax. Segure o ar por três segundos e logo depois vá soltando lentamente o ar pela boca, sentindo as mãos voltarem à posição inicial. Nesse exercício você percebe a ação da respiração torácica, muito usada nas atividades do Pilates.

E ainda é possível tornar o ar do ambiente em que você vive pelo menos um pouco mais limpo. Sabe-se que o ar mais puro pode elevar até cinco meses a expectativa de vida, portanto o melhor a fazer é investir na qualidade do ar e da sua vida.

1. Ter plantas em casa, por exemplo, que além de transformarem gás carbônico em oxigênio, também regulam a umidade do ar.

2. Mantenha as janelas de sua casa abertas, mas retire o pó com freqüência, utilizando vassoura e panos;

leia também


3. Procure outras alternativas de produtos de limpeza. Ao invés de solventes e formulações com cloro, procure métodos mais caseiros, como o vinagre, o bicarbonato de sódio e o sabão de coco, que substituem igualmente as outras fórmulas que são mais prejudiciais à saúde.

Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: respiração respirar bem