Redes sociais influenciam nas decisões de compras

Redes sociais influenciam nas decisões de compras

Uma pesquisa da Oh! Panel apontou que 79% das pessoas levam em consideração opinião postada por amigos na hora de escolher comprar um produto. Para estes a indicação de amigos é mais confiável e as redes sociais são uma vitrine.

A pesquisa realizada pela Oh! Panel em seis países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru) entrevistou 1.258pessoas. Dentre estas 71,4% afirmaram ter encontrado comentários e recomendações de marcas, produtos e serviços que gostariam de adquirir. E para 79% a opinião de amigos e conhecidos é mais relevante e confiável. Já 72,8% admitem confiar mais na recomendação dos colegas do que no parecer de especialistas.

O estudo foi encomendado pelo MercadoLivre, e indicou que 58,9% dos entrevistados buscam informações sobre produtos e serviços em mídias como Facebook, Orkut e Twitter antes de realizar a compra. Entre os brasileiros o número é mais expressivo e supera 61,4%, maior índice entre os países participantes da pesquisa.

Outro fenômeno é a oportunidade de fidelizar clientes através das redes sociais, que criam um vínculo com o consumidor. De 10 entrevistados, 4 disseram serem seguidores de alguma marca. Esses seguidores buscam conhecer novos produtos e serviços. O estudo foi feito em abril e maio de 2011.


Helisson Lemos, diretor-geral do MercadoLivre no Brasil, afimou que as redes mantem seu papel de relacionamento entre pessoas. "Ou seja, a rede social mantém seu papel de relacionamento interpessoal no espaço virtual e o que se verifica é uma diversificação nas atividades e funções, que passam a agregar comércio eletrônico, informação e interação com empresas e marcas," afirmou.

Por Catharina Apolinário

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