Recursos naturais para fins terapêuticos

Recursos naturais para fins terapêuticos e estétic

Quem não quer ter mais saúde, qualidade de vida, diminuir medidas, amenizar a celulite e modelar a silhueta? Segundo a fisioterapeuta Ligia Volpi, o homem utiliza recursos naturais para fins terapêuticos e estéticos desde a antiguidade. Hoje, com o avanço da tecnologia, novas matérias-primas naturais estão sendo descobertas para beneficiar a beleza e propiciar melhor qualidade de vida do ser humano.

"Com a máxima de ‘ser bela é ser por inteiro’, o método que aplico propõe o reequilíbrio, respeitando o princípio básico da individualidade de cada organismo. Para tanto, reúne um mix de recursos que se complementam, para a prevenção do envelhecimento, redução de toxinas e gorduras", afirma.

Ligia explica que tudo começou nos estudos da medicina chinesa, estudo de produtos e ativos, técnicas de massagem, filosofia oriental dentre outras técnicas, e menciona alguns tratamentos para gordura localizada e redução de medidas.

O procedimento consiste em uma avaliação para traçar a metodologia do tratamento e a manipulação dos cremes de acordo com a necessidade do paciente. É importante o acompanhamento de uma dieta direcionada para manter o funcionamento correto do metabolismo, para a eliminação de toxinas e gordura, e não somente o volume hídrico. Toda atividade física é um complemento fundamental a qualquer tratamento estético e alimentar.

Esse método de tratamento ajuda amenizar celulite, reduzir medidas, ativar, firmar e tonificar áreas flácidas, como barriga, braços, coxas, nádegas. Seguindo as recomendações, pode-se conseguir uma boa diminuição de medidas entre coxas, abdômen, culote e braços, já percebendo a diminuição na primeira sessão.

Técnicas e metodologia

Fango - De coloração escura e aparência cremosa, o fango tem diversas aplicações: tonifica e revitaliza a pele, equilibra a secreção sebácea, atua como peeling, combate a celulite, ameniza a flacidez, atenua rugas, desintoxica e ainda trata da artrite, artrose e varizes.

A fisioterapeuta cita que o Fango é encontrado pronto na natureza, na forma de lama vulcânica imersa em água termal. Mas pode ser obtido também a partir da argila, que permanece até dois anos em maturação nessa água. Durante este período, absorve uma grande quantidade de substâncias benéficas para a pele e para o organismo em geral.

Aurículoterapia - é uma opção eficaz, praticamente indolor e ainda é livre de efeitos colaterais. A diferença com outros tratamentos estéticos é que considera o paciente como um todo, visto que os problemas estéticos normalmente são resultados de desequilíbrios nos órgãos internos, psico-emocionais e energéticos.

Gesso lipolítico - Tratamento que contém elementos como cálcio e magnésio, que permitem um resultado rápido na eliminação de celulite, flacidez e gordura localizada.

leia também


Ainda de acordo com Volpi, conforme cada caso e necessidade, são desenvolvidas as técnicas de massagem e produtos específicos. "Os produtos corporais que utilizo nos pacientes são personalizados. Com o uso da aurículoterapia, por exemplo, nem precisamos entrar com a acupuntura, ou seja, sem dores e sem procedimentos invasivos", conclui.

Por Jessica Moraes

Comente