Receitas light para as Festas Juninas

pratos menos calóricos para sua festa

A Festa Junina é uma das mais esperadas do ano, muitas vezes só por causa das guloseimas. Mas se você precisa ficar distante delas, também não tem que ficar de fora da festa. É só adaptar a tradição por pratos bem menos calóricos.

Deixe o cachorro-quente, o pé-de-moleque e a paçoca para as crianças e confira receitas mais "lights" de alimentos também muito típicos das quermesses:

Bolo de milho verde - ingredientes: duas xícaras de chá de milho verde, uma xícara de chá de açúcar, duas xícaras de chá de leite desnatado, quatro colheres de sopa de farinha de trigo, quatro colheres de queijo minas ralado, quatro ovos, duas colheres de margarina light e uma colher de fermento em pó.

Preparo: Os ingredientes deverão ir todos para o liquidificador, bater, e depois colocados em uma forma enfarinhada, assando no forno moderado até que fique dourado.

Pamonha light -Junte doze colheres de milho verde com uma xícara de leite desnatado, duas colheres de sopa cheias de coco, uma colher de sobremesa de margarina light, duas colheres de sopa de adoçante e uma colher de chá de sal e bata tudono liquidificador até ficar uma massa homogênea. Unte um refratário com margarina light e coloque a massa. Leve ao forno médio pré-aquecido em banho-maria, em média de 60 a 90 minutos. Depois de pronto polvilhe com canela em pó e sirva. Fica uma delícia e tem poucas calorias.

Canjica light - Deixe 250 gramas de canjica de molho por quatro horas em água fria. Escorra e troque a água e leve para cozinhar até que os grãos fiquem macios. Quando estiverem no ponto, escorra novamente a água e acrescente uma xícara e meia de leite desnatado levando para ferver mais um pouco. Acrescente duas colheres de sopa de adoçante culinário e polvilhe com canela.

Pãozinho de Milho - ingredientes: dois ovos, uma colher de cebolinha picada, uma colher de sopa de: margarina light, de salsa picada, de sal, de orégano e fermento em pó, uma xícara de chá de leite desnatado, uma xícara e meia de chá de farinha de trigo, 100 gramas de mussarela light em cubinhos, uma xícara de chá rasa de milho verde e 100 gramas de peito de peru defumado, também em cubinhos.

Preparo: Acrescente os ovos, a margarina, o leite e a farinha de trigo em uma batedeira e bata até a massa ficar consistente. Coloque os outros ingredientes, mexa e coloque por último o fermento. Coloque em forminhas, asse em forno médio por 20 minutos dependendo do forno ou até dourar.


Por Jessica Moraes

Comente

Assuntos relacionados: dieta festa junina comidas tipicas