Receitas caseiras para perfumar a casa

Receitas caseiras para perfumar a casa

A aromaterapeuta e aromatóloga Sâmia Maluf - idealizadora da grife de produtos By Samia - perdeu as contas de quantas receitas desenvolveu, com o uso dos óleos essenciais, para quem busca mais saúde e bem-estar.

A especialista compartilha algumas receitas para deixar a casa perfumada, com menos cheiro de gordura e mais estímulo ao relaxamento, proporcionando mais bem estar para toda a família.

- De maneira mais simples, é possível aromatizar a casa com cascas de fruta cítricas como, por exemplo, a laranja e o limão. Basta colocar água numa panela e pôr no fogão. Quando ferver, jogue as cascas. A água fervente extrai os óleos essenciais das frutas porque, nas cítricas, eles estão justamente nas cascas. Aliás, esta receitinha é excelente para tirar o aroma de gordura da casa. Também é excelente para relaxar e umidificar o ambiente - uma boa pedida para estes dias tão secos.

- Um ambiente também pode ser aromatizado com aromatizadores a vela ou plug. Ambos aromatizam a partir do aquecimento do recipiente no qual se encontram os óleos essenciais. É possível, ainda, encontrar ambientes aromatizados por meio de varetas de bambu em lindos frascos e vidros que contêm óleos essenciais. Colaboram também para decorar o ambiente.

- Para vencer o mofo e o mau cheiro em armários, enxovais e travesseiros, uma boa dica: quadradinhos de algodão cru - de 15 centímetros de diâmetro - com giz de quadro negro (ou sagu), casca de canela, casca de laranja seca e cravo. Amarre a trouxinha em forma de sachet e espalhe pela casa. O aroma da laranja com as especiarias se espalha pela casa.

- Cravo, a canela e a casca de laranja in natura são bactericidas, fungicidas e anti-mofo - e ótimos para combater as traças! Não provocam alergias em crianças e nem em adultos. É possível fazer estes saches com essências sintéticas, mas adianto que eles não farão os mesmos efeitos - o melhor são sempre os óleos essenciais. E mais: as essências sintéticas podem causar alergia principalmente em quem tem rinite.

- Nas sapateiras, é bom usar os óleos cipreste, cedro e tea tree. Este último, além de bacterida é excelente para eliminar odores.


Para os demais ambientes, Sâmia recomenda:

- cozinha pede os óleos cítricos para a limpeza e tirar o aroma de gordura;

- na sala, vale apostar nos óleos que tragam alegria, paz e serenidade: tangerina, gerânio, lemongrass.

- no banheiro, é preciso lembrar limpeza: vale combinar cítricos com herbais (tangerina com alecrim, por exemplo).

Por Jessica Moraes

Comente