Qual o cachorro perfeito para mim?

Cachorro perfeito

Foto: G&J Fey/cultura/Corbis

Quem tem cachorro em casa já deve ter percebido que eles podem ser maravilhosos para recuperação de pessoas doentes, uma boa companhia a crianças e grandes amigos de pessoas sozinhas. Mas quais as raças mais indicadas para cada um desses perfis?

O Dr. Ricardo Tubaldini, médico veterinário e diretor de conteúdo do portal "CachorroGato", nos ajudou a escolher os cachorros mais indicadas para cada necessidade, mas diz que não devemos associar uma raça específica a um status de relacionamento.

"Cães vivem em média 15 anos e, como nós sabemos, não podemos prever quanto tempo um status irá durar. Vamos associar, então, as características das raças também quanto à personalidade da pessoa e o espaço disponível", explica.

Cachorro perfeito

Ilustração: Sarah Sousa Tancman. Imagens: Pinterest

Cachorros mais afetuosos e que exigem atenção podem ser os ideais para esse tipo de necessidade. Os de pelo comprido, como os de pequeno porte, exigem cuidados especiais.

Cachorro perfeito

Ilustração: Sarah Sousa Tancman. Imagens: Pinterest

Os solteirões vivem em busca de uma companheira, não é mesmo? Para esses aventureiros, que veem no passeio pelo parque uma ótima oportunidade para paquerar, o cão perfeito é aquele que adora uma atividade física.

As raças citadas têm facilidades com a manutenção do pelo, além de ajudar na guarda com alerta e, alguns, até com proteção do patrimônio, mas são raças que necessitam de bastante atenção e atividade. A falta desses dois pontos pode acarretar em problemas psicológicos aos animais.

Cachorro perfeito

Ilustração: Sarah Sousa Tancman. Imagens: Pinterest

A dor da separação pode durar alguns meses, mas a carência desses animaizinhos é a mesma a vida toda. Na falta dessa atenção por parte das tutoras, os cães podem não ter uma vida saudável e apresentar diversos problemas.

Mulheres com uma separação recente costumam pensar bastante no ex-companheiro e tudo que se relaciona ao término. Nada melhor que cachorrinhos que ocupem a cabeça e tenham muito amor para dar.

Cachorro perfeito

Ilustração: Sarah Sousa Tancman. Imagens: Pinterest

Nesse caso, a idade dos filhos e o espaço disponível influenciam muito na escolha. Mas crianças adoram brincar com seus amiguinhos peludos e, por isso, o mais indicado é ter um cachorro mais ativo e resistente a traumas.

Igual ao caso das mulheres divorciadas, as crianças crescem, mas a necessidade dos bichinhos permanece a mesma com o passar do tempo. Essas raças sempre exigirão atenção e exercícios físicos, independente de estarem acompanhadas das crianças ou não.


Não se esqueça dos vira-latas

"É preciso lembrar que os nossos queridos SRD (sem raça definida ou vira-latas) costumam se adaptar muito bem a qualquer condição desejada, sendo indicados a qualquer caso, tendo de se ater somente ao porte", explica Ricardo.

Lembre-se também que, independentemente da raça (ou falta dela), o mais importante é o modo como o animal foi criado, o ambiente e suas experiências pessoais. Ou seja, o amor que você dá a um cãozinho, se reflete no amor que ele dará a você.

* Serviço: Dr. Ricardo Tubaldini, médico veterinário e diretor de conteúdo do portal "CachorroGato".

Por Juliany Bernardo (MBPress)

Comente