Qual combustível usar no carro?

Qual combustível usar no seu carro

Abastecer seu carro está ficando mais caro a cada dia. Álcool ou gasolina? Uma dúvida cruel para quem tem carro flex. Para aqueles que têm apenas uma opção o problema é escolher um posto bom com preço atraente. Um bom critério para descobrir qual combustível é mais vantajoso quando o carro é flex é a relação de preço entre os dois.

Com álcool, o rendimento do veículo é 30% menor do que com gasolina. Ou seja, o carro consome mais do que com gasolina para percorrer a mesma distância. Portanto, se o preço do álcool ultrapassar 70% o da gasolina não é vantagem. Fazer o cálculo é simples, divida o preço do álcool pelo da gasolina e multiplique o resultado por 100. Se o resultado desta conta for maior que 70 prefira gasolina.

Outro cálculo possível, ainda assim bem simples, é multiplicar o valor da gasolina por 0,70. O resultado deve ser comparado ao valor do álcool e o valor mais alto sai na frente em desvantagem. Essa média se aplica a todos os modelos de carro, mas não é influenciada por fatores como uso de ar condicionado, peso do automóvel, trajeto em trânsito intenso (para e anda) ou até mesmo uso em subidas de serra.

Qual combustível usar no seu carro

Informações da ANP (Agência Nacional do Petróleo)


Além do preço, tenha cuidado com a qualidade do produto que você coloca no tanque do seu carro. A legislação brasileira afirma que para cada litro de gasolina apenas 2% deve ser solvente e no máximo 24% álcool. No caso do álcool o acréscimo de água pode chegar, no máximo, a 7%. A teoria funciona bem nos papeis dos legisladores. Na realidade, os postos estão misturando cada vez mais, ultrapassando os valores permitidos pela lei, o que pode danificar o motor.

Por Catharina Apolinário

Comente