Psicologia e moda formam nova proposta

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Psicologia e moda formam nova proposta

Estudos aprimorados em NY e CA começam a ser aplicados no Brasil e revelam um novo conceito: a Psicologia de Imagem. A inovadora idéia trazida para o Brasil através da psicóloga Marjorie Vicente é abrangente e aborda diversos nichos e aspectos em torno da imagem.

O novo conceito de psicologia de imagem pode ser usado para promover consultoria a uma imagem pública ou corporativa, auxiliar com os conflitos existentes entre a imagem real e aquela desejada, estimular estilos e personalidades a partir de estudos da imagem corporal no meio da Moda ou trabalhar transtornos alimentares.

"A Psicologia de Imagem, a partir da Abordagem Centrada na Pessoa, é baseada nos valores que carrego para minha vida: a empatia, congruência e aceitação positiva incondicional. Ou seja, a partir de um trabalho que está dentro da linha Humanista da Psicologia, a proposta é aceitar os clientes incondicionalmente nesta relação e, ao lado deles, buscar o equilíbrio entre as imagens real e a desejada. Ou nos casos de pessoas que sofrem com as distorções de imagem, equilibrar o que é a imagem real e aquela percebida pelo cliente", contou a psicóloga Marjorie Vicente.

A psicóloga estudou a respeito da imagem corporal no meio da Moda e trabalhou como Consultora de Imagem. "Acredito que toda essa vivência tenha proporcionado uma evolução incrível ao conceito criado. Não sou, de forma alguma, contra a moda e tendências, mas acredito que a aplicabilidade do modismo pode ser consciente e equilibrada," revelou Marjorie.

A Psicóloga explica. "Em casos como distúrbios alimentares, por exemplo, gosto de entender o mundo do cliente por completo, inclusive o acompanhando em atividades do dia a dia como rotinas de exercícios ou compras ao supermercado. Preciso saber "que emoção" está sendo ingerida... costumo dizer que os transtornos alimentares são formas ineficazes de lidar com problemas reais", disse.

Atuação da Psicologia da Imagem:

Estilo e Personalidade - Um trabalho que propõe uma consultoria de imagem muito além de uma análise de combinações de peças e tendências, mas um estudo de hábitos e comportamentos que vão ao encontro do seu estilo e personalidade.

Atendimento Clínico - Quanto ao atendimento clínico, a psicóloga trabalha com todas as questões que despertam o conflito com a imagem: os transtornos alimentares, as cirurgias estéticas, a dismorfofobia, o pré e o pós das cirurgias bariátricas, o bullying tão praticado com as crianças, entre outros.

Consultoria de Imagem Corporativa - Na aplicação da Psicologia de Imagem para o meio corporativo, se destaca a importância da imagem não evidente apenas em suas vestimentas e apresentação inicial em uma entrevista, mas em todos os dias dentro de uma corporação.


Consultoria para agências de moda - Atuando em agências de moda, explora, nesse setor, questões importantes para as modelos: o uso da imagem pública, a importância do estilo e dos famosos padrões estéticos que essa profissão precisa enfrentar.

Por Catharina Apolinário

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